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Supermercado francês dá desconto para quem comprar legumes "feios"

Do UOL, em São Paulo

09/06/2014 17h55

Eles são "feinhos", mas estão em bom estado - e custam bem menos. Uma rede de supermercados na França criou uma campanha diferente para combater o desperdício: promover a venda legumes e frutas considerados "feios" com desconto de até 30%.

O objetivo é diminuir a quantidade de produtos que são jogados fora por não estarem no padrão. O estabelecimento calculou que até 40% da produção de legumes na França é descartada por conta da aparência pouco vendável. Em alguns casos, os produtos rejeitados são usados como ração de animais, mas muitas vezes acabam indo para o lixo.

A solução foi apostar em uma bem-humorada campanha em que os alimentos "feios" posam para fotos com slogans como "esta batata feia foi eleita Miss Purê" e "laranja feia faz um suco bem gostoso", entre outros. Além disso, a rede promoveu uma degustação de sopas e sucos feitos com os ingredientes rejeitados, para que o público visse que a aparência não era sinal de sabor ruim.

A rede testou o programa de descontos em uma unidade na cidade de Provins, a 90 quilômetros de Paris, e teve uma surpresa: em dois dias, foram vendidas 1,2 toneladas dos vegetais fora de padrão. 

A campanha acabou inspirando outras ações a favor dos legumes deformados. Um coletivo de produtores adotou a música "Ma Gueule", do cantor Johnny Halliday - que fala justamente sobre uma pessoa que se defende de ser tachada de feiosa - para promover a venda de produtos de boa qualidade mas sem aparência "ideal".