Receitas

Chef holandês faz sucesso no RJ com bolinhos de carne típicos de seu país

Divulgação
O chef holandês Olivier Nooijer, que prepara quitutes típicos de seu país de origem no RJ Imagem: Divulgação

Roberta Malta

Do UOL, em São Paulo

13/06/2014 12h35

A viagem ao Brasil não era para se estender tanto. Mas o chef holandês Olivier Nooijer, formado pela escola Cordon Bleu de Paris, conheceu Marcilene, com quem é casado há oito anos, e já está por aqui há dez. Para ganhar a vida, trabalhou em alguns restaurantes e fez parte da equipe de sub-chefs do navio Pink Fleet, de Eike Batista, até abrir a fábrica Croquete Holandês.

Por dia, saem cinco mil bolinhos da cozinha instalada no centro do Rio de Janeiro, três anos atrás. O sabor que mais faz sucesso é o tradicional Bitterballen, de carne, encontrado em todas as esquinas de qualquer cidade holandesa. "Comemos como aperitivo, com salada de batata ou até dentro do pão com mostarda preta", diz o chef.

Quem imaginou um croquete de patinho moído, misturado com farinha e frito se engana. "Ele é cremoso por dentro, com pedaços de carne desfiada, e crocante por fora." Aliás, a única adaptação que Olivier fez da receita de família para agradar ao público brasileiro foi botar mais carne no preparo.

Os holandeses que estão passeando pela Cidade Maravilhosa para assistir à Copa do Mundo, já identificaram o Bitterballen como o seu "comfort food" em bares como o Bar da Boa, o Cafofo Pub (cafofopub.com.br) e o Odorico. "As pessoas chegam aqui e querem comer algo familiar", afirma o chef.

Olivier descobriu que poderia viver disso, quando botou o petisco no cardápio do navio. "Fez tanto sucesso, que eu decidi montar minha fábrica", afirma. Disponível também nos sabores calabresa com queijo e camarão -nos próximos meses, salmão com cream cheese, creme de bacalhau e cordeiro estreiam no cardápio-, o quitute é comercializado somente por atacado, para bares e restaurantes. Mas, pedindo com jeito, ele até disponibiliza os bolinhos para venda direta ao consumidor.

Serviço
Croquete Holandês

Tel. (21) 2220-3333

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Receitas

Topo