Receitas

Professor prepara churrasco usando lava a 1.200 graus Celsius

Do UOL, em São Paulo

17/07/2014 15h48

Você acha sua churrasqueira muito quente? Experimente tentar cozinhar um bife com lava a uma temperatura de aproximadamente 1.200ºC, como fez um professor universitário nos Estados Unidos.

A lava é o campo de estudo de Robert Wysocki, da Universidade de Syracuse, no norte dos EUA. Para tanto, ele trabalha com uma fornalha industrial que recria o interior de um vulcão, utilizada pelos alunos dos cursos de Geologia em experimentos artísticos e científicos - mas nunca para preparar comida. 

Em junho, um escritório inglês especializado em experiências com gastronomia entrou em contato com a Universidade para "pegar emprestada" a fornalha e fazer uma experiência: seria possível preparar um churrasco usando lava? 

Dois bifes de 280 g e várias espigas de milho foram utilizadas na experiência, além de muito gelo em blocos para conter o avanço da lava. A comida esquentou depressa, como seria de se esperar, mas acabou queimando antes de poder ficar comestível. 

 

O churrasco vulcânico pode parecer surpreendente, mas não é novidade: na Islândia, um hotel ficou famoso por cozinhar para os hóspedes em um evento utilizando o calor de um vulcão próximo. Na ocasião, os chefs se contentaram em utilizar apenas a lava que começava a se solidificar - ainda quente o suficiente para ser usada como fogão, mas nada perto de 1.200ºC.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Receitas

Topo