Topo

Barman brasileiro é finalista do "Oscar" da coquetelaria

Finalistas do Diageo World Class, campeonato mundial de bartenders; brasileiro Laércio Silva é um dos participantes - Divulgação
Finalistas do Diageo World Class, campeonato mundial de bartenders; brasileiro Laércio Silva é um dos participantes Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

28/07/2014 14h09

O barman Láercio Silva está nas finais de um dos concursos de coquetelaria mais disputados do mundo. Mais conhecido como Zulu, o mixologista do bar paulistano La Maison Est Tombée disputa a partir desta segunda-feira (28) a fase final do Diageo World Class, que será sediado este ano em Edimburgo (Escócia).

Durante a competição, que acontece até o dia 1o. de agosto, 50 bartenders de todo o mundo terão de impressionar os juízes em cinco provas, que envolvem a criação de drinques com ingredientes específicos e em locais inusitados - uma das etapas, por exemplo, acontece a bordo de um trem de turismo. 

Laércio Zulu - Craques da Cachaça - Divulgação - Divulgação
O barman Laércio Silva
Imagem: Divulgação

Laércio, que venceu a etapa brasileira do concurso em maio deste ano, tem se especializado nos produtos brasileiros para compor seus drinques. Baiano da cidade de Ilhéus, ele decidiu apostar suas fichas na competição mundial nos sabores de sua terra natal: entre os ingredientes que embarcaram com ele para a Escócia estão rapadura, xarope de cajá e "bitter" de jurubeba e amburana, plantas encontradas no Nordeste. 

"Decidi trabalhar com ingredientes que eu conheço 'in natura', aqueles que eu já vi plantar e já vi colher", explica o barman. "Meu trabalho é uma mistura do rústico com o luxuoso".