Receitas

Aproveite a época da tangerina e capriche em receitas cheias de perfume

Roberta Malta

do UOL, em São Paulo

10/09/2014 07h00

Mexerica em São Paulo, tangerina no Rio de Janeiro, bergamota no Rio Grande do Sul. Se o nome varia de acordo com o estado, a fruta é uma só. Cor de laranja, não precisa de faca para descascar e é devorada aos gomos.

Durante todo o mês de setembro, elas estão mais baratas e cheias de sucos. O momento, então, para encher a geladeira ou a fruteira é esse.

Pode dar um azedinho gostoso num prato de carne branca, um cheirinho especial em um suco ou drinque ou ainda uma bela cor laranja clarinho em uma sobremesa.

Não é difícil, neste período, achar frutas fresquinhas. Ainda assim é bom lembrar os truques para não levar um exemplar molenga para casa. “A casca tem que estar dura e o ‘umbigo’ que fica em seu topo também”, diz o chef Carlos Ribeiro, do restaurante Na Cozinha, em São Paulo.

Se estiverem com folhinhas, tanto melhor. Sinal de que foram colhidas há pouco tempo. “Mesmo que elas estejam secas, devem ter um aroma de ervas e o talo tem que estar ainda esverdeado”, ensina.

Se sua cozinha for ventilada, não há problema em guardá-las na fruteira. Caso contrário, prefira a gaveta mais baixa da geladeira para elas não mofarem.

No mais, é só se deliciar. A única coisa que não pode, alerta Carlos, é comer escondido. “Todo muito vai sentir o cheiro!”

Conheça os principais tipos encontrados no mercado

Tangerina Ponkan
A mais comum de todas. Fácil de tirar, a casca pode ser esverdeada, mas por dentro ela é bem laranjinha – quando está bem madura, seu exterior fica amarelado. Docinha, tem muita fibra e os gomos são bem fáceis de separar. Ótima para levar para o trabalho. São produzidas, em sua maioria, no interior de São Paulo (em Votuporanga, Pirangi e Conchal) e no de Minas Gerais (Madre de Deus de Minas e Campanha).

Mexerica Carioquinha
São aquelas de tamanho médio, com a casca mais alaranjada, lisa, fininha e aderente aos gomos. Com um pouco mais de acidez do que a tangerina Ponkan, costuma ter sabor mais neutro, mas também é muito gostosa. Produzida principalmente no interior de Minas Gerais, em Madre de Deus de Minas.

Murcott
Meio laranja, meio tangerina, é um híbrido (cruzamento) de Ponkan e laranja Pera. Dulcíssima, é a melhor para fazer sucos que não precisam ser adoçado e têm uma cor bem forte. Evite as que são completamente verdes e as com o bico dessa cor. Encha o carrinho com as alaranjadas ou meio amarelas, sempre com o topo achatado. Vêm do interior de São Paulo (de Limeira, Aguaí e Conchal).

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Receitas

Topo