Receitas

Drinque nas estrelas: destilaria testa maturação de uísque no espaço

Eduardo Knapp/Folhapress
Uísque enviado ao espaço será analisado por pesquisadores norte-americanos Imagem: Eduardo Knapp/Folhapress

Do UOL, em São Paulo

23/09/2014 16h07

Em nome da Ciência - e da boa nutrição dos astronautas - as agências espaciais se especializaram em enviar para o espaço itens como refeições criadas por chefs estrelados ou máquinas de café expresso adaptadas. 

No entanto, a destilaria Ardbeg, localizada em Islay (Escócia) foi além e decidiu fazer uma experiência de fermentação com uísque em gravidade zero. Para tanto, enviou para a Estação Espacial Internacional (ISS) cápsulas especiais com a bebida, guardadas para análise pela equipe à bordo. 

As cápsulas, enviadas em 2011 em uma nave não-tripulada, retornaram na semana passada para a Terra e serão analisadas por cientistas e pela equipe da destilaria. A amostra que passou quase quase três anos nas alturas será comparada com uma cápsula da mesma safra, que foi armazenada nos armazéns da empresa. 

Somente para pesquisas
A parceria dos escoceses com a NanoRacksLLC, empresa de pesquisa espacial sediada nos Estados Unidos, tinha como objetivo comparar a interação dos componentes de maturação do uísque (no caso, barris de carvalho) em gravidade normal e na chamada microgravidade - ou seja, no espaço.

Para Michael Johnson, diretor técnico da NanoRacks, a experiência pode ajudar bastante a descobrir como os sabores se formam. Os resultados da pesquisa poderão ser aplicados em áreas como a indústria alimentar ou mesmo na área de cosméticos e perfumaria.

E, para provável tristeza dos ocupantes da ISS, a bebida que foi enviada para pesquisas não pôde ser apreciada por lá - não é permitido o consumo de álcool dentro da estação espacial, nem mesmo em datas comemorativas. 

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Receitas

Topo