Receitas

Morre em São Paulo João Donato, dono da pizzaria Castelões

Stefan Schmeling/Paralaxis
A tradicional Pizzaria Castelões, no Brás, foi fundada em 1924 Imagem: Stefan Schmeling/Paralaxis

Do UOL, em São Paulo

02/10/2014 20h05

Faleceu no último domingo (28), aos 77 anos, João Donato, dono da pizzaria Castelões, um dos endereços mais tradicionais de São Paulo. O restaurante com noventa anos de existência ajudou a consolidar a fama - e o formato - da pizza paulistana.

João, que faria aniversário nesta quarta (1), sofria de insuficiência renal e pancreatite crônica e estava internado na UTI. Fabio Donato, seu filho, contou à reportagem do UOL que até sexta-feira (26) o pai aparentava estar bem: João teria ficado, inclusive, conversando e fazendo piadas com os médicos até 1h da manhã. No sábado, o quadro do paciente se agravou. Ele teve uma parada respiratória e não resistiu, falecendo no fim da tarde de domingo. 

90 anos de tradição
A pizzaria Castelões funciona no mesmo local, no Brás (centro de São Paulo), desde 1924, quando foi fundada por uma família siciliana. O negócio foi comprado pelo pai de João Donato, Vicente, em 1950. Vicente começou como garçom da casa, passou a gerente e acabou, por fim, adquirindo o negócio quando os filhos do antigo proprietário se mudaram para o Rio de Janeiro. Na época, o jovem João trabalhava em uma loja de produtos cirúrgicos, embora já fizesse bicos no restaurante desde os 16 anos. 

O segredo do sucesso, mesmo quando a região central da cidade começou a perder frequentadores, foi manter a tradição. Donato fiscalizava pessoalmente as massas servidas no local e se orgulhava de ter os mesmos fornecedores para ovos, legumes e outros ingredientes há décadas. Sua alegria era ouvir de clientes antigos que as massas e as pizzas ainda eram as mesmas de anos antes.

O resultado pode-se notar pela fama: a Castelões ainda é considerada uma referência na gastronomia paulistana, assim como a pizza que leva o nome da casa, com calabresa e queijo mozarela. A terceira geração da família também coloca a mão na massa: Fábio trabalha no local e é quem toca o negócio de agora em diante. 

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Receitas

Topo