Receitas

Chefs franceses ganham prêmio por conjunto da obra no RJ

Marco Teixeira/Divulgação
Os chefs Roland Villard, Claude Troisgros e Laurent Suaudeau Imagem: Marco Teixeira/Divulgação

Do UOL, em São Paulo

18/11/2014 14h32

Os chefs Laurent Suaudeau, Claude Troisgros (do restaurante Olympe) e Roland Villard (do Le Pré Catelan) serão homenageados por sua contribuição para as relações entre França e Brasil no próximo dia 2 de dezembro.

Os três cozinheiros são os principais destaques do Prêmio Personalidade França-Brasil, promovido pela Câmara de Comércio francesa no Rio de Janeiro. A ocasião, como não poderia deixar de ser, será celebrada com um jantar de gala preparado por oito chefs, no hotel Sofitel em Copacabana na noite da premiação.

Brasil à mesa
Os três homenageados tem em comum, além da nacionalidade, a paixão pelo Brasil e a ideia de que ingredientes nacionais, como maracujá, cogumelos nativos ou mesmo o famoso arroz com feijão, podem fazer parte da mesa de alta gastronomia. 

Hoje dono de uma respeitada escola de culinária, Laurent Suaudeau, nascido em Cholet, no oeste da França (a 313 quilômetros da capital, Paris) pode ser considerado o decano do grupo. Ele chegou ao Rio em 1980 por indicação do lendário chef Paul Bocuse para trabalhar só por seis meses na cozinha do hotel Méridien - e acabou permanecendo por aqui em definitivo. 

Na mesma época, Claude Troisgros, herdeiro de uma clã de importantes chefs de Roanne (a 339 quilômetros de Paris), começou a trabalhar no Rio em 1979. Aprendiz de Paul Bocuse, atualmente ele mantém cinco restaurantes no Rio de Janeiro e se tornou um rosto conhecido para os fãs de programas de culinária, por conta da série "Que Marravilha", do canal a cabo GNT.

Já Roland Villard chegou ao Brasil em 1997. Nascido em Saint-Étienne, no coração da França (a 409 quilômetros de Paris), ele trabalhou na Costa do Marfim como sous-chef de uma rede de hotéis antes de desembarcar no Rio de Janeiro, onde atualmente é o responsável pela cozinha do Le Pré Catelan, uma das casas mais premiadas da cidade.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Receitas

Topo