Receitas

Chocolate pode chegar ao fim, dizem especialistas

Getty Images
Seca, fungos e aumento no consumo estão colocando chocolate em risco Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

19/11/2014 16h25

É possível uma vida sem chocolate? Pois o doce como nós conhecemos tem hora para acabar - mais precisamente em 2020, de acordo com dois dos maiores produtores mundiais do ingrediente.

O aviso foi feito pela Barry Callebaut e pela Mars, responsáveis por boa parte do mercado de chocolates planeta afora. De acordo com números oficiais publicados pelo jornal norte-americano "Washington Post", ano passado o planeta consumiu 70 mil toneladas do ingrediente a mais do que foi produzido. Em 2020, os produtores alertam que este défict pode chegar a um milhão de toneladas. 

Procurando soluções
Há vários fatores que contribuíram para a queda da produção de chocolate. Uma delas é o clima: em países como Costa do Marfim e Gana, por exemplo, a seca forçou a redução das plantações de cacau.

Outro ponto é a proliferação de uma série de fungos que apodrecem raízes das plantas - de acordo com números da organização mundial dos produtores de cacau, até 40% da produção mundial foi atingida por este tipo de praga.

Mas o principal problema é o aumento no consumo, especialmente em países como a China. Além disso, a popularidade dos chocolates com maior teor de cacau também abalou o equilíbrio da produção mundial. 

A resolução do problema pode estar em pesquisas de campo: algumas fazendas na África estão investindo em plantas mais resistentes a fungos e em mudas que possam produzir mais favas de cacau. Outros países, como Equador e Costa Rica, também fazem pesquisas constantes para criar plantas capazes de render mais, sem no entanto perder o sabor característico do produto.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Receitas

Topo