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Festa na madrugada celebra nova safra do vinho Beaujolais Noveau

Revista Adega/Divulgação
Beaujolais Nouveau é lançado com festa há mais de 60 anos Imagem: Revista Adega/Divulgação

Roberta Malta

do UOL, em Paris

19/11/2014 17h47

Paris se prepara para ir dormir um pouco mais tarde por conta de um evento anual único. No primeiro minuto desta quinta-feira (20), os restaurantes e bares da cidade estarão lotados de franceses e turistas loucos para experimentar o Beaujolais Nouveau 2014.

A safra anual é lançada na terceira quinta-feira do mês de mês de novembro há mais de 60 anos. No mesmo horário, as garrafas do primeiro tinto da safra da região de Beaujolais, ao norte de Lyon (a 391 quilômetros de Paris), desembarcam em dezenas de países.

O vinho ganhou notoriedade devido a uma forte campanha publicitária, com o slogan conhecido mundialmente "Beaujolais Nouveau est arrivé!" (do francês, o Beaujolau Nouveau chegou). A publicidade acabou por alavancar a venda de todos os rótulos da região.

Para se ter uma ideia, a venda dos 12 tipos de Beaujolais durante o ano todo aumentaram de 2 para 90 milhões entre os anos de 1960 e 1990. Hoje, a região produz 140 milhões de garrafas, 40% delas exportadas para mais de 110 países.

Surpresa
Em 2014, o chamariz para a nova edição é o slogan "Beaujolais Nouveau - a arte francesa". Como não se sabe ao certo o que cada safra reserva, a recomendação é degustá-lo em pouco tempo.

"Torço para que este ano o vinho seja tão bomquando o do ano de 2000", diz o arquiteto francês Benoit Harcourt, 72, que já perdeu as contas de há quanto tempo comemora a chegada do Beaujolais.

Já que a ocasião é muito mais de comemoração do que de pretensas harmonizações perfeitas, é comum combinar esse vinho, frutado e refrescante, com diversos tipos de pratos -- embutidos, frutos do do mar, peixes crus e refeições rápidas, por exemplo. Mas, devido à sua característica festiva, até com pizza ele vai bem. Vale deixá-lo por alguns minutos em um balde com gelo, antes de consumi-lo.  

O melhor de tudo é que, além da brincadeira ser divertida, você paga pouco por ela. Na França, cada garrafa sai a cerca de 6 euros (cerca de R$19,50).

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