Topo

Garçons entregam: 17 coisas que irritam e atrapalham o serviço

Garçons costumam ser cordiais, mas nem sempre estão felizes com determinados clientes - SXC
Garçons costumam ser cordiais, mas nem sempre estão felizes com determinados clientes Imagem: SXC

Roberta Malta

do UOL, em São Paulo

28/11/2014 15h18

Restaurantes costumam ser ambientes agradáveis, onde compartilha-se a comida, a bebida, a conversa. Uma série de brindes e fotografias do grupo fazem parte da celebração, que vai ficar registrada na memória de todos os presentes. Principalmente na dos garçons.

Pouca gente repara que determinados comportamentos considerados normais para os comensais muitas vezes atrapalham o trabalho daqueles que estão ali, na nobre função de servir.

O UOL Comidas e Bebidas conversou com três profissionais de importantes restaurantes de São Paulo, que, por motivos mais do que compreensíveis, preferiram não se identificar. Eles revelam o que mais atrapalha seus serviços. Para facilitar a leitura, vamos nomeá-los como José, Pedro e Marcelo. Mesmo que sorriam no final e agradeçam a visita com cordialidade, nossos amigos nem sempre estão satisfeitos como parece.

1- Poder da invisibilidade 

garçons- poder da invisibilidade - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Ninguém reclama mais do celular que toca o jantar inteiro. Mas tem uma coisa que incomoda. E muito. “Você vai tirar o pedido da mesa de seis e todas as pessoas estão no telefone. É chato, parece que o garçom é invisível”, diz Pedro.

2- Prata da casa 

garçons- prata da casa - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Mesmo se o cliente for habitué, ele tem de esperar na fila como todos os outros. “No restaurante, o direito de um é o de todos”, afirma José.

3- Almoço com vista 

almoço com vista - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

O cliente está na mesa 10, mas acha que a 15 parece melhor localizada e quer trocar. “A mesa já está montada para ele e temos que repetir a operação na outra e ainda arrumar a bagunça deixada”, diz Marcelo.

4- Diga “xis” 

garçons- diga xis - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

No meio de serviço, a casa está cheia e uma mesa feliz da vida de se reencontrar faz o garçom parar o serviço para fotografá-los. “Isso quando não pedem para repetir a foto dez vezes porque a mulher achou que saiu feia na imagem”, afirma Pedro.

5- Bufê infantil 

garçons- bufê infantil - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Levar os filhos pequenos para um restaurante formal definitivamente não é uma boa ideia. “Eles correm pelo salão esbarrando na gente, gritam e os pais conversam e bebem como se nada estivesse acontecendo”, diz José.

6- Depois da bebedeira 

garçons- depois da bebedeira - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Sempre que o cliente escolhe um vinho, a bebida, antes de ser aberta, é apresentada para sua aprovação. “Acontece muito de, quando a conta chega, ele pedir a carta e dizer que queria outro 50% mais barato”, afirma Marcelo.

7- Problemas com a operadora 

garçons- problemas com a operadora - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Não é incomum o garçom ser culpado pelo cartão do cliente recusado pela máquina. “É mole?”, diz Pedro.

8- Ligado na rede 

garçons- ligado na rede - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Alguns restaurantes que têm serviço de Wi-Fi pedem que o usuário preencha um campo com seu e-mail antes de liberar a conexão gratuita. “Não é que muita gente encrenca dizendo que não sabe para onde vai seu endereço eletrônico?”, diz Marcelo.

9- Síndrome de chef 

garçons- síndrome de chef - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Pedir para tirar um ingrediente de um prato não é problema. Mas querer inventar uma receita nova não dá. “O cara pede um filé com risoto no lugar da batata”, diz José. “Quando eu digo que o risoto é cobrado à parte, ele retruca: ‘ué, mas eu não vou comer a batata!’.”

10- Preso no trânsito 

garçons- preso no trânsito - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

A maioria das casas tem uma tolerância de 15 minutos de atraso para reservas. Passado esse tempo, o primeiro da fila de espera é direcionado ao seu lugar. “Muita gente chega meia hora depois gritando porque ‘perdeu’ a mesa que tinha reservado”, diz Pedro.

11- Gestantes têm preferência 

garçons-gestante têm preferência - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

É comum os restaurantes passarem grávidas para a frente da fila. Agora, se o salão estiver lotado, a moça vai ter que esperar vagar uma mesa. “Já aconteceu de um marido querer que eu mandasse alguém embora para poder sentar logo”, afirma José.

12- Caixinha opcional 

garçons- caixinha opcional - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Os 10% sobre o valor total da conta que os garçons recebem não são obrigatórios e, por isso, são cobrados à parte. Mas o assunto também gera polêmica. “Tem muita gente que diz que não vai pagar porque não está na nota”, afirma Marcelo.

13- Chora destilado 

garçons- chora destilado - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Quem nunca pediu um “chorinho” de uísque ou outra bebida que atire a primeira pedra de gelo. “Para a gente é constrangedor, já que o restaurante compra uma garrafa com um número determinado de doses e nós somos cobrados por isso”, diz José.

14- Eterno vício 

garçons- vício desde o início - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Uma das coisas mais desagradáveis para um garçom é quando o prato chega e o cliente pede pra guardá-lo na cozinha para fumar na calçada. “A comida esfria, a apresentação desmonta, o molho se desmantela...”, diz Pedro. “E aí o que acontece? A cozinha tem que preparar tudo de novo.”

15- “Tô pagando!" 

garçons- to pagando - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

E aquele cliente que quer um garçom exclusivo, que fique por perto da mesa o tempo todo simplesmente porque “está pagando”? “Tudo tem que ser do jeito que ele quer”, diz Marcelo. Por acaso alguém ali está comendo de graça?

16- Encontros inesperados 

garçons- encontros inesperados - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Mas o que eles dizem ser chato, mas chato mesmo é quando o pessoal de uma mesa conhece o da outra. Aí é festa no salão: fotos e conversas de pé, entre as mesas. Quem liga se os garçons precisam passar? “É impossível trabalhar assim!”, diz Pedro.

17- Em cima do muro 

garçons- em cima do muro - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Tem também aquele cliente que pede filé-mignon e, quando o prato chega à mesa, diz para o garçom: “Não dá para trocar por fraldinha?”, afirma José.