Receitas

Alex Atala lança manifesto que defende gastronomia como patrimônio cultural

Roberta Malta

Do UOL, em São Paulo

04/12/2014 17h05Atualizada em 08/12/2014 13h40

A discussão sobre o fato de comida ser um bem cultural é antiga. Alguns ofícios, como as tapioqueiras de Olinda e as baianas do acarajé, já são considerados Patrimônio Imaterial e Cultural do Brasil há um tempo. Mas o prato que anda morno promete esquentar. Na quinta-feira (4), Alex Atala, do D.O.M., o terceiro melhor restaurante da América Latina, lançou oficialmente, através das redes sociais, a campanha “Eu Como Cultura”.

A ideia é fazer o Brasil reconhecer a gastronomia como parte de nossa cultura definitivamente. O projeto de lei deve ser avaliado pela presidente Dilma em reunião a ser agendada e, se aprovado pelo Congresso, prevê a regulamentação de ingredientes e receitas, acesso a leis de incentivo e projetos sociais que utilizem e reorganizem as cadeias de alimentos.

Junto com Atala, nomes de peso como o compositor e ex-Ministro da Cultura Gilberto Gil e a atual musa da culinária natural, Bela Gil, estarão no gabinete da presidente, em Brasília, para o encontro.

“Precisamos do apoio de um milhão de pessoas para viabilizar esse projeto”, diz Atala. E alerta: “As assinaturas feitas pela internet não têm nenhum valor legal”. Assim, pede que toda a classe gastronômica e cultural, mais os simpatizantes da causa, espalhem a notícia aos quatro ventos, mas, principalmente, assinem o manifesto.

Apoios nas redes sociais também são bem-vindos. “Postem e repostem fotos com as hashtags #EuComoCultura e #GastronomiaEhCultura", diz Atala. O prato de todos promete melhorar.

Clique aqui para participar do manifesto “Eu Como Cultura”

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

Mais Receitas

Topo