Receitas

Cravo, cereja e nozes: saiba usar ingredientes do Natal sem errar

Roberta Malta

do UOL, em São Paulo

10/12/2014 07h00

Cerejas, nozes, castanhas portuguesas. Há diversos itens que caracterizam o Natal. Muitas vezes, não sabemos como usá-los e deixamos tudo em cima da mesa, dentro de potinhos vermelhos, jurando que alguém vai comê-los. Nem sempre acontece. O mais comum é ficar tudo intacto.

O UOL Comidas e Bebidas conversou com três chefs loucos pelo Natal e indica como usar esses ingredientes que são a cara da festa familiar. Roberta Ciasca, dos restaurantes Miam Miam, Oui Oui e Mira!, todos no Rio de Janeiro, Fábio Vieira, do Micaela, e Felipe Mirasierras, do Praça São Lourenço, ambos em São Paulo, ensinam como deixar a casa com perfume natalino e sua ceia muito mais gostosa.

Clique sobre as imagens para ver as receitas.

Ingredientes típicos do Natal

  • Imagem: Getty Images
    Getty Images
    Imagem: Getty Images

    Cravo-da-índia

    A especiaria não precisa vir apenas espetada no tender. Vale usá-la para fazer um chutney de maçã e servir como acompanhamento dessa carne. A sugestão serve também para lombo e outros cortes de porco.

  • Imagem: Getty Images
    Getty Images
    Imagem: Getty Images

    Castanha portuguesa

    Ótima para oferecer quente (já sem a casca), como petisco. Outra dica é fazer um refogado com couve-de-bruxelas ou vagem e servir com os assados. É possível ainda preparar um creme (com as castanhas cozidas, refogadas com temperos à sua escolha e depois batidas no liquidificador com creme de leite fresco) ou acrescentá-las no molho que acompanham as carnes.

  • Imagem: Thinkstock
    Thinkstock
    Imagem: Thinkstock

    Nozes

    Ótimas para incrementar a farofa natalina, na companhia de frutas secas e outras castanhas. Vale misturar tudo bem picadinho, refogar na manteiga e acrescentar à farinha. Se for servir bacalhau, a dica é deixar algumas unidades, da noite para o dia, dentro de um frasco com azeite e regar o peixe com esse óleo aromatizado.

  • Imagem: Thinkstock
    Thinkstock
    Imagem: Thinkstock

    Cerejas frescas

    Fantástica em sobremesas com bebidas alcoólicas, como vermute e conhaque. Também poder ser utilizada para preparar molhos que acompanham bem tender e peru. Basta batê-las no liquidificador, coar e deixar reduzir na panela. Outra ideia é deixar a calda mais fina e comer junto com rabanada.

  • Imagem: Getty Images
    Getty Images
    Imagem: Getty Images

    Abacaxi em calda

    Ideal para acompanhar peru, pernil e lombo. Uma sugestão para servir a fruta de uma maneira diferente é cortá-la em pedaços bem pequenos e deixar na calda. Depois, é só acrescentar pimenta dedo-de-moça picada, para quebrar o adocicado.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

Mais Receitas

Topo