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À moda antiga: supermercado alemão abole sacolinhas e embalagens

Jendrik Schroder e Catherine Massman/Divulgação
Um dos ambientes do Original Unverpackt, em Berlim (Alemanha), onde os produtos não são embalados Imagem: Jendrik Schroder e Catherine Massman/Divulgação

Do UOL, em São Paulo

17/12/2014 17h51

Em nome da economia na produção e da redução de lixo, um supermercado em Berlim (Alemanha) abandonou todo tipo de embalagem. No Original Unverpackt ("originalmente desembrulhado", em alemão), os clientes precisam estar preparados com sacolas, potes ou qualquer outro tipo de invólucro vindo de casa para fazer compras.

O método de vendas sem embalagens, lembrando os antigos armazéns de secos e molhados, é uma criação da dupla Sara Wolf e Milena Glimbovski. Cansadas de ter de lidar com o que chamavam de "overdose de embrulhos", as sócias radicalizaram: além de expor os produtos à venda em potes e barris (para que os clientes peguem apenas o que vão consumir), nenhum tipo de plástico entra na loja.

O supermercado conta com cerca de 400 produtos, que vão desde vinhos (em barris) até cosméticos (vendidos por litro ou então em barras), passando por grãos e legumes a granel e alimentos acondicionados em potes de vidro, que podem ser reciclados na própria loja.  Na hora de pagar, é preciso apenas pesar as compras e pagar. Quem chegou desprevenido encontra embalagens recicláveis para levar os alimentos.

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