Receitas

Ceia sem pânico: veja cronograma para ajudar a preparar o jantar de Natal

23/12/2014 07h00

A ideia de preparar uma ceia de Natal, vista de maneira objetiva, é algo que pode dar medo – seja por conta dos ingredientes pouco usuais na alimentação diária ou pelo fato de se cozinhar para mais pessoas do que se está acostumado.

Organizando bem, no entanto, a missão natalina pode ficar menos assustadora. Confira a seguir um planejamento hora a hora para inspirar a organização de seu jantar de fim de ano.

A tabela é baseada em uma refeição com um peru de três quilos e meio com acompanhamento de farofa de castanha portuguesa, além de uma salada e uma sobremesa. Na nossa simulação o jantar será servido às 22h, mas você pode adaptar os horários para coincidir com a hora em que sua família costuma sentar-se para a ceia e também para o cardápio da casa.

O importante é levar em consideração não só o tempo de preparo de cada prato, mas também as condições da cozinha, como o tamanho do forno e do espaço para armazenar alimentos na geladeira, entre outros. 

Getty Images
Imagem: Getty Images


Na véspera
13:00 - Comece a descongelar o peru, de acordo com as instruções da embalagem. É recomendado que ele fique pelo menos 12 horas na geladeira antes de ser assado, ainda dentro do pacote e acomodado em uma travessa.

• Verifique os ingredientes para todos os pratos que pretende fazer – incluindo aí entradas e sobremesas. Se possível, separe tudo em cima da bancada da cozinha para ficar à vista. Está faltando algo? Anote em uma lista de compras.

• Cheque o estado da louça, dos talheres e dos copos que vão ser usados na ceia. Se precisa limpar ou arrumar algo, esta é a hora.

• Você tem panelas ou assadeiras grandes o suficiente para fazer todos os pratos? Se tem, deixe separado para não ficar procurando na hora.

• Verifique se você tem itens como guardanapos, assadeiras descartáveis e bebidas o suficiente. Se está faltando algo, anote na lista de compras.

• É possível adiantar algum dos pratos que você vai servir? Se você tem os ingredientes, já prepare e acomode na geladeira para reaquecer na hora da ceia.

• Compre o que falta – se necessário, delegue a tarefa para outra pessoa da família enquanto você termina os preparativos.


No dia
14h - Tire o peru da embalagem e deixe-o terminar de descongelar (ainda na travessa) na bancada da cozinha. Lembre-se de remover a sacola com miúdos que fica dentro da ave.

16h - Enquanto isso, prepare a farofa e outros acompanhamentos que desejar servir na hora. À medida em que ficarem prontos, acomode-os em travessas que podem ser reaquecidas (se os pratos de festa não vão no micro-ondas ou no forno, espere até a hora de servir para reaquecê-los na panela e transferir a comida para as travessas de servir).

17h: Coloque as bebidas para gelar. Se não couber na geladeira, apele para o tanque de lavar roupa ou mesmo para isopor de praia.

19h: Hora de começar a assar o peru. Na receita da nossa simulação, são duas horas de forno. Lembre-se de adaptar para o tamanho da ave que você irá servir em casa: quanto maior, mais tempo de forno ela irá demandar.

21h: Peru assado, hora de dar os últimos toques e aquecer os acompanhamentos. Tire a sobremesa da geladeira e termine de lavar a salada.

22h: Todo mundo à mesa: hora do jantar! Aproveite a refeição e divirta-se!

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Receitas

Topo