Receitas

Salpicão é tendência do verão; conheça versões incrementadas da receita

Roberta Malta

Do UOL, em São Paulo

15/01/2015 07h00

Sucesso o ano todo, o salpicão é prato que combina muito mais com o verão do que com casaco e botas. O mais comum é o de frango, mas outros sabores, que têm aparecido até nos cardápio mais elegantes, provam a versatilidade da receita. E além de prato principal, ela ainda faz as vezes de acompanhamento, entrada ou até mesmo recheios de sanduíches.

“É um prato que adoro, como desde criança”, diz Pedro de Artagão, chef do carioca Irajá. Cheio de sabores sofisticados, surpreende a chegada do prato na sequência de seu menu degustação. Claro que a receita não é tradicional. O salpicão servido pelo chef, pasmem, é de ostras.

Na final do reality Cozinha Sob Pressão, do SBT, também teve salpicão. Apesar de a receita ser clássica, a apresentação caprichada – a “salada” foi montada dentro de um aro— impressionou. “Estava impecável”, diz Carlos Bertolazzi, o apresentador do programa. A chef Beatriz Buessio não ganhou os cem mil reais em barras de ouro oferecidos ao primeiro lugar da competição, mas imprimiu o gosto da sua infância no jogo.

No grupo Ráscal, no Rio de Janeiro e em São Paulo, além do tradicional, o salpicão de peito de peru faz bonito no variado bufê. Segundo Marianne Franceschini, integrante da equipe carioca, é possível inventar ainda mais com a receita base. “Com shiitake ou abobrinha no lugar da carne, dá para fazer ótimas versões vegetarianas”, afirma. Basta grelhar os ingredientes cortados, temperar com azeite, sal e pimenta e misturá-los aos outros itens comuns a esse preparo.

Quem quiser servir um prato mais leve pode fazer como Carol Caldas, do Santa Satisfação, no Rio de Janeiro, e misturar iogurte com creme de leite para usar no lugar da maionese. “Salpicão não combina com molhos pesados”, diz a chef, que também usa gorgonzola na receita. Mas os loucos pela mistura batida de óleo e ovo não precisam comer algo tão carregado – principalmente, em dias quentes. “É só substituir metade da maionese por iogurte natural”, diz Marianne.

Para finalizar, é só cobrir o prato com batata ou outro legume chip. Mais do que a textura crocante, esses ingredientes fritos e sequinhos dão o toque clássico da receita. “Eles é que dão a 'cara' do salpicão”, diz Carol. Está esperando o que para preparar o seu?

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

Mais Receitas

Topo