Receitas

"Corrente do bem" distribui 8.500 fatias de pizza nos Estados Unidos

Getty
Clientes pagam pizzas para quem precisa em loja na Filadélfia (Estados Unidos) Imagem: Getty

Do UOL, em São Paulo

19/01/2015 13h00

Uma pizzaria na Filadélfia (Estados Unidos) estabeleceu um recorde único: contando com a ajuda dos clientes, a Rosa's Fresh Pizza distribuiu nada menos que 8.500 fatias de pizza para pessoas desabrigadas na cidade. 

O esquema funciona de forma simples: cada fatia de pizza custa um dólar (cerca de R$ 2,60) e os clientes podem deixar uma fatia paga para quem precisar. Com o sistema, a pizzaria alimenta até 40 pessoas todas as noites. Os clientes também deixam mensagens de apoio em uma placa de avisos no restaurante. 

Mason Wartman, dono da Rosa's Fresh Pizza, explicou à radio norte-americana NPR que a ideia não é dele: no ano passado, um cliente teria pedido para deixar uma fatia de pizza paga para alguma pessoa que precisasse. "Eu disse 'ok, tudo bem' e colei um aviso na parede avisando que tinha uma pizza já vendida", disse.

Divulgação/facebook.com/RosasFreshPizza
Quem doa uma pizza pode deixar uma mensagem de apoio na placa de avisos da loja Imagem: Divulgação/facebook.com/RosasFreshPizza

Aos poucos, outros clientes começaram a participar da ideia e a placa de avisos ficou lotada de mensagens, tanto de quem pagou pela pizza quanto de quem recebeu. Mason também começou a receber notas de dólar pelo correio para colaborar com a distribuição de comida.

O próximo projeto de Mason é promover uma venda de agasalhos na pizzaria - quem comprar um blusão com o logo da loja pode doar outro para uma pessoa que precise de roupas. "É um meio super fácil, eficiente e transparente para ajudar os sem-teto", explica

A prática aplicada no Rosa's Fresh Pizza vem da Itália, onde existe a tradição do "caffè sospeso", ou café pendurado - uma pessoa toma um café e deixa outro já pago para uma pessoa que precise. Nos Estados Unidos, esse tipo de ação é chamado de "pay it forward" ("pague para o próximo", em uma tradução aproximada) já foi retratada em filmes como  "A Corrente do Bem" (2000), com Kevin Spacey. 

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Receitas

Topo