Receitas

Papa Francisco recebe título de sommelier honorário

Gregorio Borgia/AP
Fã de mate e doce de leite, papa Francisco recebeu título de sommelier após visita de produtores italianos Imagem: Gregorio Borgia/AP

Do UOL, em São Paulo

28/01/2015 17h36

O Papa Francisco é um notório fã de sorvete, doce de leite e de mate (parente argentino do chimarrão). Agora, o pontífice pode-se declarar autoridade em vinhos: ele recebeu um diploma de sommelier honorário pela associação italiana de estudiosos da bebida.

O pontífice, cujo avô era produtor de vinhos, explicou a uma delegação de 180 representantes dos produtores de vinho e enólogos que não é abstêmio, ao contrário do que foi divulgado pelas redes sociais. "Bebo vinhos italianos e de outras partes do mundo. Mas só um pouquinho", disse o papa, de acordo com o jornal italiano "La Stampa".

A equipe de vinicultores e especialistas foi chefiada pelo presidente da Associação Italiana de Sommeliers, Franco Maria Ricci, que presenteou o papa com o diploma, uma taça de prata e duas garrafas de vinho tinto. 

Os segredos da cozinha papal estão aos poucos sendo revelados, especialmente depois que o pontífice autorizou a entrada de turistas à fazenda onde são produzidos o leite e os vegetais consumidos no Vaticano.

No ano passado, um livro publicado por um membro da Guarda Suíça (que faz a vigilância do Vaticano) revelou receitas preferidas de vários membros do Vaticano, incluindo aí os papas mais recentes.

David Geisser, que era cozinheiro antes de se juntar à Guarda Suíça, conta em seu livro que o papa Francisco é fã de empanadas com bastante pimenta e bifes grelhados, enquanto João Paulo II preferia os "pierogi", massa recheada típica da Polônia, onde nasceu.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Receitas

Topo