Topo

Receitas

Cientistas inventam método para "descozinhar" ovos

Karime Xavier/Folhapress
Cientistas desfizeram cozimento de clara de ovo para testar técnica de processamento Imagem: Karime Xavier/Folhapress

Do UOL, em São Paulo

29/01/2015 17h00

Um grupo de cientistas norte-americanos e australianos conseguiu criar um método para fazer algo aparentemente impossível: transformar ovos cozidos novamente em líquido.  

O truque que reverte o cozimento das clara dos ovos foi utilizado como exemplo de funcionamento de um método que procura reduzir os custos de tratamento de alguns tipos de câncer. 

Em uma nota da Universidade da Califórnia (Estados Unidos), o professor Gregory Weiss, um dos cientistas envolvidos na pesquisa, explicou que os ovos foram utilizados para demonstrar uma técnica que "desata" proteínas, como as que compõem as claras de ovos. Quando "enroladas" com o calor do cozimento, estas proteínas endurecem. 

Utilizando ovos cozidos por vinte minutos a uma temperatura de 90oC, os cientistas conseguiram com que uma proteína na composição do ovo fosse novamente acionada, desfazendo o cozimento. O processo também contou com a ajuda de uma máquina especial para terminar de reverter a cocção do ingrediente.

De acordo com os pesquisadores, a técnica pode ser utilizada para criar novos tipos de remédios contra o câncer e também na produção industrial de produtos alimentícios como queijos. 

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{user.alternativeText}}
Avaliar:
 

O UOL está testando novas regras para os comentários. O objetivo é estimular um debate saudável e de alto nível, estritamente relacionado ao conteúdo da página. Só serão aprovadas as mensagens que atenderem a este objetivo. Ao comentar você concorda com os termos de uso. O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

Mais Receitas