Receitas

Decifre e faça ingredientes dos livros de receitas estrangeiros

Getty Images
Produtos como buttermilk ou sour cream podem ser substituídos em receitas Imagem: Getty Images

Anna Fagundes

Do UOL, em São Paulo

03/02/2015 16h22

Quem assiste programas de culinária na TV a cabo, checa blogs internacionais ou compra livros de receitas importados com certeza passou por essa situação: o prato parece delicioso, mas sempre tem algum ingrediente que você nunca viu na vida.

Isso é particularmente frustrante quando se trata de derivados de leite. Itens como "buttermilk", "crème fraîche" ou "sour cream" são comuns em receitas inglesas ou norte-americanas, mas muitas vezes não há uma versão nacional para comprar nos mercados.

A boa notícia é que os ingredientes podem ser substituidos sem maiores problemas, com soluções caseiras que não demandam muita prática ou trabalho. Veja a tabela abaixo para saber quem é quem nos livros de receita e arrase nas próximas refeições.

Tipos de derivados do leite

  • Sour cream

    Trata-se de creme de leite azedo usado em receitas salgadas e doces, como cobertura de bolos. É possível encontrá-lo em alguns supermercados, mas também é fácil de preparar em casa: misture uma colher de sopa de suco de limão em uma xícara de creme de leite fresco e deixe em temperatura ambiente por cerca de meia hora. Depois, é só guardar na geladeira até usar.

  • Buttermilk

    Muito usado em bolos e pães, o "buttermilk" originalmente era o soro do leite que restava após produção de manteiga. Para substituir, há várias receitas. Uma opção é utilizar uma colher de sopa de suco de limão ou uma colher de sopa de vinagre branco para cada xícara de chá de leite. Misture bem e deixe descansar por cinco minutos em temperatura ambiente antes de utilizar.

  • Half and half

    Muito apreciado pelos norte-americanos, o "half and half" é uma mistura de leite e creme de leite, utilizada tanto como acompanhamento do café quanto para fins culinários. Também é chamado de "single cream" em receitas britânicas. A substituição é fácil - para uma xícara de chá do produto, misture meia xícara de creme de leite fresco e meia xícara de leite.

  • Double cream

    Nada mais é do que o creme de leite fresco, encontrado nos supermercados. Também aparece como "heavy cream" ou "whipping cream" (nos Estados Unidos).

  • Evaporated milk

    Encontrado em latas nos Estados Unidos e na Grã-Bretanha, o "evaporated milk" é leite integral com 60% menos água. Ele foi criado para venda em locais onde não era possível encontrar o produto fresco. Para substituir, é possível ferver 2 1/4 xícaras de leite até reduzir a uma xícara, mexendo sempre para não queimar.

  • Crème fraîche

    Tipo de creme de leite mais ácido, usado em pratos quentes e frios na culinária francesa. Em pratos salgados, pode ser trocado por iogurte natural ou ainda por "sour cream". Um substituto pode ser preparado misturando partes iguais de iogurte natural e creme de leite fresco.

 

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Receitas

Topo