Receitas

Casal francês viaja o mundo para comer, cozinhar e aprender gastronomia

Divulgação
O casal francês Anne e Antoine Legrand faz evento gastronômico em São Paulo Imagem: Divulgação

Fernanda Meneguetti

Do UOL, em São Paulo

05/02/2015 16h19

Eles estão em trânsito desde julho passado – físico, didático, essencialmente gastronômico. “Na Índia descobrimos inúmeras especiarias e como prepará-las. Na Bretanha, no oeste da França, descobrimos a fabricação das rilletes (patês rústicos) de porco tradicionais. Aqui no Brasil, descobrimos frutas, o jeito de comer abacate batido com leite e açúcar, e carnes como a picanha”. Um aprendizado.

A fala é da advogada Anne, 27 anos, que, com o marido, o restaurateur Antoine Legrand, 32 anos, decidiu deixar Paris por mais de um ano, conhecer delícias mundo afora e narrar tudo num blog, o legrandfoodtrip.com. A “Experiência Legrand” funciona com um objetivo:  fazer uma grande viagem gourmet.
Para custeá-la, a dupla economizou por mais de um ano. Durante as viagens, aceitam os mais diversos convites de alojamento e sempre que podem, cozinham.

Nesta quinta-feira (5) por exemplo, o casal mostra na prática um pouco dessa bagagem e prepara, no Bistrô Charlô, no bairro paulistano dos Jardins, um jantar com cinco tempos. Ao todo, são três entradas. Uma no melhor estilo surf’n’turf (que mistura carnes e peixes ou frutos do mar): um tartar de vitela e lagostim; na sequência um carpaccio de peixe com abóbora e pera e, para encerrar o ciclo, um ovo perfeito com carne curado pelo próprio Antoine.

La Farofa
A atração principal é o boeuf-carotte, tradicional guisado francês com carne e cenoura, que será servido numa homenagem ao Brasil com “la farofa”. Para adoçar, frutas brasileiras (como manga, abacate e kiwi) e um sorbet de abacaxi da Dri Dri, gelateria dossócios franceses Dimitri Mussard e Nicolas de Virieu. “A intenção do menu é mostrar diferentes sabores da cozinha francesa por meio de receitas modernas que estão de acordo com o gosto brasileiro”, explica Antoine.

Se Anne tem aprendido na estrada a arte culinária, Antoine começou a cozinhar ainda criança, com o pai. Leu muito, a vida toda, livros de cozinha. Finalmente arranjou um estágio no Auberge Bressane, onde se tornou cozinheiro. Na sequência aperfeiçoou-se com o chef Alexandre Giesbert, filho de um famoso jornalista político francês e dono do elegante Roca (em Paris e não na Espanha!).
Decidiu inserir São Paulo em sua rota por ter um irmão na cidade e por ser amigo dos sobrinhos do famoso banqueteiro Charlô Whately, que, para o jantar, cedeu seu Bistrozinho, espaço de eventos do restaurante com apenas 30 lugares. 

Até dezembro, o casal passa pela Argentina, pelo Chile, pelo Peru, pela Bolívia e retorna ao Brasil antes de encerrar o período sabático na Europa. “Mas a viagem não se encerra necessariamente na França. A ideia é criar um restaurante familiar, mas queremos mais sol, mar e qualidade de vida”, revela Antoine. Quem sabe no Brasil...

Serviço
Quando: 5 de fevereiro, às 20h
Quanto: R$ 150 (sem bebidas)
Onde: Bistrô Charlô: R. Barão de Capanema, 440, São Paulo, SP
Tel.: (11) 3087-4444

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

Mais Receitas

Topo