Receitas

Leves e fáceis de fazer, smoothies são alternativa aos sucos

Anna Fagundes

Do UOL, em São Paulo

06/02/2015 15h26

Nem só de suco ou água de coco vive o cardápio de bebidas não-alcoólicas do verão. Uma boa alternativa para se refrescar é uma bebida de nome engraçado e sabor delicioso: os smoothies.

O nome "smoothie" é uma variante de "smooth" - "liso" ou "suave", em inglês.  A bebida foi criada na década de 1940, aproveitando o sucesso dos liquidificadores domésticos. A primeira onda de sucesso, porém, veio nos anos 1970, quando as misturas começaram a ser vendidas em bares e lojas de produtos naturais. Foi mais ou menos nessa época que o drinque, antes feito apenas com frutas e gelo, ganhou a companhia de leite gelado.

A partir da década de 1990, o smoothie virou uma mania em todo o mundo, com a utilização de iogurte do tipo "frozen" em sua composição. Vendido como uma opção saudável para praticantes de esportes, o smoothie passou a incorporar vários tipos de ingredientes - de nozes e frutas secas a leites de origem vegetal e ervas.

Anatomia de uma bebida
O que faz um "smoothie" ser diferente de um frapê ou de um suco comum é sua consistência mais encorpada. A base da bebida é feita com frutas, sejam frescas, em purê ou congeladas. A dica é procurar ingredientes que tenham bastante fibra para garantir uma bebida mais consistente: mangas e bananas, por exemplo, são uma aposta certa.

"Sou fã de banana congelada como base. Ela adoça, gela e garante uma consistência encorpada ao smoothie", conta o chef Thiago Medeiros, da loja S Simplesmente, especializada em receitas naturais. "Meus smoothies favoritos são a combinação de banana com cacau e algum leite vegetal ou com frutas vermelhas, que também podem ser congeladas".

Muita gente associa automaticamente o smoothie com iogurte, mas saiba que o derivado do leite não é um item obrigatório na receita.  "Podemos substituir o iogurte pela banana congelada ou por um leite vegetal", explica Thiago, que recomenda bebidas à base de castanha-do-Pará e macadâmia para preparar a bebida, por serem mais espessas.

"Não existe um padrão de proporção dos ingredientes. Depende do gosto de cada um e de quais frutas vão ser utilizadas", diz o chef. Ou seja, a ordem é inventar com suas frutas preferidas e se refrescar de maneira suave, sem medo de experimentar.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Receitas

Topo