Topo

Ketchup à base de cana-de-açúcar é atração em restaurante de Ribeirão Preto

Ketchup à base de melaço de cana de açúcar, receita do chef Sidney Degaine - Divulgação/Rafael Cautella
Ketchup à base de melaço de cana de açúcar, receita do chef Sidney Degaine Imagem: Divulgação/Rafael Cautella

Do UOL, em São Paulo

11/02/2015 14h32

Ketchup pode ser feito à base de muitas coisas além de tomate - goiaba e pimentão são alguns dos ingredientes que já viraram molho. Em um restaurante de Ribeirão Preto (SP), um novo item foi adicionado à mistura: melaço de cana.

O molho foi invenção do chef Sidney Degaine, que comanda um restaurante especializado em comida norte-americana na cidade, grande produtora de cana-de-açúcar. 

Desafiado por amigos a criar algo diferente para a casa, o chef saiu-se com o molho, que ele classifica como uma "homenagem a Ribeirão Preto".

"Ao estudar o mercado gastronômico de Ribeirão Preto, observei que a preocupação de muitos restaurantes era servir o chope gelado, característica marcante daqui", explica o chef do EBK Bar & Grill, que ele adminstra com a família.

"Quis incorporar uma referência local nos pratos, e, já que nossa região é rica em cana-de-açúcar, vi nisso uma oportunidade de produzir algo muito além da simples garapa".

Receita secreta
Sidney guarda a receita do ketchup de melaço a sete chaves, mas garante que o público do restaurante aprovou a receita diferente. "A aceitação é excelente, principalmente por se tratar de uma homenagem à cidade", diz. "Os clientes sempre perguntam se há a possibilidade de levar um pouco para casa".

Servido com pratos como hambúrgueres e fritas no restaurante, o ketchup de Ribeirão Preto logo pode ganhar um mercado maior. "A demanda tem sido tão grande que já estamos em processo de industrializar, vender e servir o produto além das mesas do restaurante", conta o chef.