Receitas

Camarotes no RJ, SP e Salvador têm lagosta, bobó e sanduíche de mortadela

Divulgação
Quitutes como Croquete de Carne de Panela é um dos destaques do menu dos camarotes no RJ Imagem: Divulgação

Anna Fagundes

Do UOL, em São Paulo

13/02/2015 17h43

Os camarotes são o lugar em que muita gente quer estar neste Carnaval: endereços cobiçados onde a badalação - e a mordomia - só terminam depois da última escola de samba ou último trio elétrico passar.

E para garantir que todos os convidados voltem felizes para casa, boa comida e bebida são itens essenciais. O desafio é montar um cardápio que seja fácil de servir e que agrade um número bem grande de pessoas - em média, são dois mil foliões por noite.

Para completar, o "restaurante" vara a noite toda, começando às seis da tarde e só terminando o serviço muito depois do sol raiar.

Na dúvida, vale diversificar: de pratos típicos de boteco, sanduíches de mortadela e fatias de pizza até paellas, lagostas e bobó de camarão, dificilmente algum convidado sai com fome do evento.

Em SP, menu farto
Em São Paulo, o Camarote Brahma investiu em variedade. Antes da folia em si, os convidados da casa terão um menu que inclui pratos como picadinho e filé ao molho madeira ou gorgonzola. Já na hora dos desfiles, há de tudo um pouco: de pizzas, paletas e sanduíches de mortadela até opções como os cachorros-quentes da The Dog Haus.

E a ordem do dia é fartura para cobrir três dias de festa: para atender todos os foliões, foi encomendada uma tonelada de sorvete da Bacio di Latte (em três sabores diferentes) e material para produzir 20 mil pedaços de pizza.

No Rio, botecos
Já no sambódromo da Marquês de Sapucaí (RJ), a inspiração do Camarote da Boa é a culinária do Rio, que celebra 450 anos em 2015. Sob responsabilidade do chef Viko Tangoda, há dez anos comandando cozinhas durante a festa, o cardápio é inspirado nos pratos de boteco mais amados da cidade. Não faltam itens como bolinhos de mandioca com carne-seca, croquete de carne de panela e sanduíches como Buraco Quente, entre outros.

Outros ícones gastronômicos da cidade também marcam presença na festa: os convidados terão o conhecido açaí da casa de sucos Bibi Lanches no café da manhã, enquanto os biscoitos Globo, famosos das praias cariocas, serão distribuídos durante a festa.

Em Salvador, abará, sushi e paella
Na Bahia, os melhores camarotes têm vista para o circuito dos trios elétricos. E por lá o menu também é amplo: se não podem faltar quitutes como acarajé e abará, também há espaço para sushi e até paella.

No Expresso 2222, sob comando de Gilberto e Flora Gil, o menu é assinado pelo chef Bartô, conhecido na cidade com seu restaurante Soho. Já é tradição contar com dois acarajés e dois tipos de paella no cardápio para os foliões, que também se deliciam com lagosta e bobó de camarão. No domingo de Carnaval (15), a chef Alessandra Hattori serve Bacalhau à Braz para os convidados.

A surpresa do Expresso é a visita de Bela Gil. A chef e apresentadora do programa "Bela Cozinha" (GNT) irá assumir as panelas do evento em algum momento da festa - a data é mantida em segredo pela produção do camarote.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Receitas

Topo