Receitas

Tinha, mas acabou? Saiba como substituir ingredientes na hora de cozinhar

Getty Images
Substituições podem ajudar a salvar uma receita quando faltam ingredientes na cozinha Imagem: Getty Images

Anna Fagundes

Do UOL, em São Paulo

02/03/2015 16h11

Acontece com todo mundo que cozinha -você acha que tem tudo o que precisa para fazer seu prato preferido mas, na hora H, está faltando alguma coisa... E não vai dar tempo de passar no supermercado para buscar.

Se é verdade que alguns ingredientes não podem ser substituídos sem alterar o sabor final da comida, é possível salvar a receita na hora do aperto com a ajuda de alguns truques. Veja abaixo alguns exemplos de trocas que dão resultado. 

Getty Images
Imagem: Getty Images

Ervas frescas
A receita pede folhas de manjericão fresco, mas em casa só tem a versão desidratada? Cuidado na hora de fazer a troca: ervas secas devem ser adicionadas no começo do preparo do prato, para que possam se reidratar à medida em que cozinham.

A quantidade também deve ser reduzida - em geral, três colheres de chá de erva fresca equivalem a uma colher do mesmo produto seco. Vale sempre começar temperando aos poucos e ir provando o sabor para acertar a quantidade perfeita para seu paladar.

Getty Images
Imagem: Getty Images

Cremor de tártaro e fermento
Para merengues que ficam realmente firmes, há quem use cremor de tártaro na hora de bater as claras de neve. Em caso de falta, é possível substuir meia colher de chá do ingrediente pela mesma quantidade de vinagre de vinho branco ou suco de limão.

O cremor de tártaro também pode ser útil na cozinha se acabar fermento químico na hora de fazer bolo. Para cada colher de chá de fermento, troque por uma mistura de 1/4 de colher de chá de bicarbonato de sódio e 1/2 colher de chá de cremor de tártaro.

Getty Images
Imagem: Getty Images

Leite e derivados
Quem tem intolerância à lactose não precisa abdicar de preparar pratos que levam leite: dá para mudar o ingrediente. Produtos vegetais como leite de amêndoas e de arroz, por exemplo, podem substituir o leite de vaca na mesma quantidade.

Se o problema é o creme de leite fresco na hora de preparar um molho cremoso, uma troca que funciona é utilizar 1/3 de xícara de manteiga e 3/4 de xícara de leite integral para cada xícara de creme. Fica o alerta: para fazer chantilly, não há substituição possível.

Getty Images
Imagem: Getty Images

Para adoçar
Existem várias formas de adoçar uma receita - e algumas maneiras de trocar um ingrediente em falta por outro mais na mão.

Uma substituição para uma xícara de açúcar mascavo pode ser preparada com uma xícara de açúcar refinado e duas colheres de sopa de melado de cana. Se o problema é falta de mel, troque uma xícara do ingrediente por uma mistura de 1/3 xícara de água e 1 1/4 xícara de açúcar refinado.

Já quem tem uma receita que leva xarope de milho pode também substituir o produto com uma mistura de água e açúcar: para 1 xícara de xarope, use 1 xícara de açúcar e 1/4 de xícara de água quente.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Receitas

Topo