Receitas

Projeto convida chefs para conhecer tradições culinárias de todo o país

Divulgação
Cooperativa de criadores de jacaré no Mato Grosso, visitada pela Expedição em 2014 Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

09/03/2015 17h46

Munidos com curiosidade e com a ajuda de chefs convidados, um grupo se dedica há quatro anos a percorrer o Brasil atrás de receitas, ingredientes e histórias sobre a Gastronomia.

Comandados por Comandada por Rusty Marcellini, curador do Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes (MG), a Expedição Fartura Gastronomia (antes chamada de Expedição Brasil Gastronômico) já percorreu quase 50 mil quilômetros e visitou 17 estados brasileiros, sempre levando chefs de diferentes regiões para conhecer colegas e criar parcerias. 

A quarta edição da comitiva partiu de sua sede em Belo Horizonte (MG) para Goiás na última sexta-feira (6).  A equipe também irá viajar para Tocantins, Pará, Piauí e Maranhão.

Na viagem para Goiás, o grupo pretende visitar cidades como Goiânia e Pirenópolis atrás de produtos típicos, além de conhecer uma cooperativa de produtores de açafrão na cidade de Mara Rosa (a 296 quilômetros da capital, Goiânia). O chef convidado para esta parte da expedição é o gaúcho Carlos Kristensen, do Hashi Art Cuisine, em Porto Alegre.

Já para a viagem ao Tocantins, o convidado da Expedição é o chef Rodrigo Oliveira, do restaurante paulistano Mocotó. A equipe pretende participar da festa do Berarubu, um ritual da culinária indígena local que dura quase um dia todo e cujo ingrediente principal é a cabeça de um boi, limpa e assada em um buraco de 60 cm de profundidade.

Ainda em março, a equipe irá até o Pará junto com a chef pâtissier Lia Quindaré, da loja Sucré, em Fortaleza. A viagem irá se dedicar à cidade de Belém e à Ilha do Marajó, para conhecer e registrar a produção do queijo de búfala e do turu, molusco tradicional da região.

Os resultados das viagens serão publicados em um livro e um documentário, que serão lançados em eventos em Belo Horizonte, Tiradentes, Porto Alegre e Fortaleza, em data a ser definida.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Receitas

Topo