Topo

Conheça os dez mandamentos na hora de comprar e reconhecer um bom chocolate

Getty Images
Imagem: Getty Images

Fernanda Meneguetti

Do UOL, em São Paulo

26/03/2015 09h49

Curiosidade: os brasileiros consomem, em média, quase 800 mil toneladas de chocolate anualmente. Por cabeça ainda não comemos metade do que comem os belgas, mas não resta dúvida da paixão pela guloseima. Mas estamos comendo boas barras e bombons?

A doceira e jornalista Juliana Motter não é apenas a mãe da onda de brigaderias gourmet com a criação da Maria Brigadeiro, em 2007. Ela é chocólatra assumida, dessas que reserva dias durante viagens apenas para compras e degustação da iguaria mundo afora.

Já o chef pâtissier Rafael Barros, dono da premiada Opera Ganache, estudou o tema no The Art Institute of Fort Lauderdale, na Flórida (EUA), e é especialista em alta confeitaria. Ambos garantem que há fatores essenciais para o reconhecimento de um bom chocolate.

O percentual de cacau é o primeiro bom indício – quanto mais elevado, mais puro e de mais alta qualidade é a guloseima. Mas não é o único: saber de onde o cacau vem, ter certeza de que ele foi e está bem acondicionado são outras dicas importantes antes de consumir. Em tempos de Páscoa,  quando não se fala em outro assunto, nada melhor do que ter certeza do que está comprando. Veja abaixo as dicas dos especialistas.