Receitas

De Norte a Sul, banana reina na cozinha em pratos doces e salgados

Anna Fagundes

Do UOL, em São Paulo

05/05/2015 16h07

Motivos não faltam para as bananas serem tão populares: elas são saborosas, vendidas o ano todo nas feiras e podem ser preparadas em receitas doces e salgadas.

O Brasil é um dos maiores produtores da fruta, que é plantada em todo o território nacional –o que explica porque ela aparece em pratos tão diferentes de Norte a Sul, como a cartola (cuja receita é patrimônio cultural de Pernambuco), o mingau de banana servido na região Norte, e a versão à milanesa, que acompanha muito bem o feijão-tropeiro mineiro e o picadinho com ovo pochê que faz a alegria de cariocas e paulistas.

Para quem começa a cozinhar, no entanto, a dúvida principal é: que tipo de banana combina com a receita? Para esclarecer as dúvidas, confira abaixo os principais tipos de banana disponíveis no mercado –e não corra o risco de se enbananar na hora do preparo.

Tipos de Bananas

  • Imagem: Getty Images
    Getty Images
    Imagem: Getty Images

    Banana-nanica

    Também conhecida como banana d'água ou banana caturra, ela é a variante mais popular da fruta. O apelido "nanica" não tem a ver com o tamanho da fruta (que chega a medir 20 centímetros): ela é chamada assim por causa do porte pequeno da bananeira. São boas para assar e fritar à milanesa, além de rendem boas compotas e doces.

  • Imagem: Léa Cunha/ Divulgação
    Léa Cunha/ Divulgação
    Imagem: Léa Cunha/ Divulgação

    Banana-prata

    Boas para preparar doces em pasta e de corte, a banana prata tem polpa consistente e não é muito doce. Ela é a mais durável das bananas -demora até uma semana para apodrecer. Ela é bem popular e é base para muitas sobremesas, como a conhecida banana split.

  • Imagem: Léa Cunha/ Divulgação
    Léa Cunha/ Divulgação
    Imagem: Léa Cunha/ Divulgação

    Banana-maçã

    Tem esse nome por conta de seu perfume, que lembra maçã. Ela também é conhecida como banana branca. De polpa mais clara, é recomendada para servir para bebês, por ser de fácil digestão. Ela é pequena (mede de 5 a 10 centímetros) e de casca bem amarela quando madura.

  • Imagem: Sebastião de Oliveira e Silva/ Divulgação
    Sebastião de Oliveira e Silva/ Divulgação
    Imagem: Sebastião de Oliveira e Silva/ Divulgação

    Banana-ouro

    Também chamada de banana dedo-de-moça ou banana-imperador, é a menor de todas as bananas: mede de 5 a 7 centímetros. De casca fina, cor dourada e perfume agradável, também pode ser preparada empanada.

  • Imagem: Getty Images
    Getty Images
    Imagem: Getty Images

    Banana-da-terra

    Ela é mais longa (mede até 30 centímetros), de formato achatado e menos adocicada. Não é recomendado consumir a banana-da-terra crua, por ser de difícil digestão. Elas podem ser fritas, assadas ou, ainda, transformadas em purês, um ótimo acompanhamento para peixes.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Receitas

Topo