Receitas

Veja como dar a volta ao mundo usando combinações de tempero

Getty Images
Combinações de temperos variam ao redor do mundo; conheça algumas variações Imagem: Getty Images

Anna Fagundes

Do UOL, em São Paulo

18/05/2015 17h01

Sal e pimenta são as bases para um prato temperado, certo? Depende! Ao redor do mundo, uma boa refeição pode demandar um pouco de páprica ou de manjericão, talvez canela ou cardamomo –ou tudo junto e misturado.

E para apreender o gosto de pratos de outros países, vale saber como as pessoas temperam a comida de todo dia ao redor do mundo. Há povos que preferem combinações mais apimentadas (caso da harissa, muito utilizada em países do Oriente Médio), enquanto outros buscam uma combinação de temperos para realçar o paladar sem, necessariamente, apelar para notas muito ardidas (como o "garam masala" indiano).

Abaixo, você encontra uma lista com algumas sugestões de sabores diferentes que valem a pena serem experimentados para viajar sem precisar sair da cozinha.

Volta ao mundo com temperos

  • Imagem: Getty Images
    Getty Images
    Imagem: Getty Images

    Ervas Finas

    Combinação clássica da cozinha francesa, tem como base salsa, estragão, cerefólio e cebolinha. Dão um sabor delicado para pratos como omeletes, batatas assadas, sopas e pratos com peixe ou frango.

  • Imagem: Getty Images
    Getty Images
    Imagem: Getty Images

    Za'atar

    Mistura de especiarias encontrada por todo o Oriente Médio, é tradicionalmente feita com tomilho, orégano, manjerona, gergelim torrado e sumagre (condimento típico da região). A receita pode variar de país para país, incluindo na mistura coentro ou cominho, por exemplo. Consumido com pão e azeite, ele também pode usado para temperar carnes e peixes, ou ainda em saladas.

  • Imagem: Getty Images
    Getty Images
    Imagem: Getty Images

    Harissa

    Tempero originário da Tunísia, é uma combinação para os fortes: trata-se de uma pasta composta por vários tipos de pimenta, alho e coentro. Tradicionalmente, é combinada com peixe ou carneiro assado, ou ainda servida com cuscuz. A harissa também pode ser adicionada em sopas e cozidos.

  • Imagem: Getty Images
    Getty Images
    Imagem: Getty Images

    Garam Masala

    Receita indiana por excelência, o "garam masala" muda de família para família, mas tem sempre notas quentes, com toque de canela e cardamomo. Uma receita básica pode incluir temperos como louro, pimenta branca, cominho, noz-moscada e pimenta calabresa.

  • Imagem: Getty Images
    Getty Images
    Imagem: Getty Images

    Chimichurri

    Tradicional na Argentina e no Uruguai, trata-se de uma mistura para marinar carnes à base de coentro, pimenta, alho, cebola, tomilho, orégano, vinagre e azeite de oliva. A receita tem suas variações - há quem inclua manjericão ou suco de limão na mistura, entre outras substituições.

  • Imagem: Getty Images
    Getty Images
    Imagem: Getty Images

    Dry rub

    Churrasco, nos Estados Unidos, também tem seu tempero especial: o "dry rub". Feito à base de páprica, pimenta caiena, sal e açúcar mascavo, a combinação é esfregada na carne antes que ela seja assada. Costuma ser utilizado em costelas de porco, mas também combina com frango e peças bovinas, com algumas variações nos condimentos.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Receitas

Topo