Receitas

Bacon em tudo: aprenda alguns segredos do popular ingrediente

Do UOL, em São Paulo

22/05/2015 16h04

Do caldinho de feijão até molho para massas, passando por brownie e até versões do pão de queijo: o bacon está mesmo em todas, dando um toque especial para todo tipo de preparação.

O produto tem tantos fãs que existem até festivais dedicados somente ao culto do bacon mundo afora –com direito a chamativos produtos como vodca e pasta de dentes com o sabor característico do ingrediente.

O segredo do sucesso está, entre outras coisas, no fato do bacon ter o chamado "umami", considerado o quinto sabor (além de salgado, doce, azedo e ácido), que realça o sabor dos alimentos.

Mas não é qualquer carne por aí que pode ser chamado de bacon –e também não dá para cozinhar de qualquer jeito.

Veja a seguir algumas dicas para comprar, preparar e mandar brasa numa refeição para lá de turbinada.

Be-a-bá do Bacon

  • Imagem: Getty Images
    Getty Images
    Imagem: Getty Images

    Na hora de comprar

    O bacon é preparado a partir da parte interna da barriga do porco, que é em seguida curada e defumada. Para garantir um produto de maior qualidade, fique de olho na proporção de carne para gordura da peça: o ideal é que ela tenha dois terços de carne para um de gordura.

  • Imagem: Getty Images
    Getty Images
    Imagem: Getty Images

    Diferenças

    Bacon, toucinho e pancetta são cortes da barriga do porco, mas não são bem a mesma coisa. A pancetta (foto), de origem italiana, é curada com pimenta mas não é defumada. Toucinho, por sua vez, é vendido também com o couro do porco, além da carne e da gordura curada e defumada.

  • Imagem: Getty Images
    Getty Images
    Imagem: Getty Images

    Conservando

    Bacon industrializado costuma durar até dois meses, se devidamente armazenado na geladeira ou em local fresco e seco. É comum que escorra uma espécie de líquido branco após um tempo: é apenas o sal que se soltou da peça. Descarte se notar alterações no aroma ou na cor: se a carne estiver opaca ou acizentada, ou então com aparência viscosa, jogue fora.

  • Imagem: Elisa Correa/Divulgação
    Elisa Correa/Divulgação
    Imagem: Elisa Correa/Divulgação

    Combinações perfeitas

    Um entusiasta diria que bacon vai bem com tudo, mas o ingrediente combina particularmente bem com ovos, queijos e batata. Um sanduíche clássico nos Estados Unidos e Inglaterra é o BLT: bacon com alface e tomates frescos, servidos com um pouco de maionese.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Receitas

Topo