Receitas

Batata crocante, bife suculento... Veja truques para o dia a dia na cozinha

Getty Images
Pequenos truques ajudam a cozinhar pratos mais rápido ?e com mais sabor Imagem: Getty Images

Anna Fagundes

Do UOL, em São Paulo

25/05/2015 16h43

Para fazer um bom prato, não é preciso apenas ter os ingredientes e a receita certa. É sempre bom ter alguns truques na manga para acertar o ponto do bife, ou então para não deixar o bolo murchar na forma.

Seja para quem está aprendendo a lidar com as panelas ou para quem já tem experiência em pilotar fogão, vale dar uma olhada nesta dicas para cozinhar mais rápido e ainda melhor. Afinal, tudo na vida é questão de prática!

Getty Images
Imagem: Getty Images

Adeus ao filé "sola de sapato"
Uma coisa é bife bem-passado, outra coisa é carne dura e ressecada. Para evitar que a carne desidrate durante o preparo, não espete demais durante a fritura. Isso também vale para assados: ao temperar, lembre-se de adicionar o sal antes de levar ao forno para que a peça não perca água.

E para deixar a carne macia, vale apostar em um truque do tempo da vovó: suco de abacaxi. As enzimas da fruta ajudam a quebrar as fibras da carne, amolecendo a peça. Deixe a carne dez minutos de molho, escorra e mande para a panela.

Getty Images
Imagem: Getty Images

Não desande o cozido
Precisa adicionar algum líquido no ensopado, na carne cozida ou na sopa? Dê uma leve aquecida antes, para não desandar o prato. Jogando água fria, você retarda o processo de cozimento, demorando mais tempo (e, em alguns casos, deixando a carne do cozido dura).

O mesmo vale para garantir um purê de batatas liso: se acrescentar leite à misutra, aqueça o leite para que as batatas não empelotem.

Getty Images
Imagem: Getty Images

Batendo as claras
A receita manda fazer "clara em neve", mas como saber se é o suficiente? Ao levantar as pás da batedeira ou o batedor de clara, a mistura deve estar fofa e volumosa, mas firme o suficiente para formar picos na superfície e sem líquidos por baixo da espuma.

Para garantir que as claras vão mesmo ficar firmes, cuidado na hora de quebrar os ovos: um pouco de gema, por menor que seja, já é suficiente para a mistura desandar, porque a gordura da gema impede que a espuma da clara em neve se desenvolva.

Getty Images
Imagem: Getty Images

Batatas de luxo
Os fãs das batatas fritas garantem: nada pior neste planeta do que fritas murchinhas. Um truque para deixa-las crocantes envolve, acredite, água fervente. Corte as batatas e coloque-as em água fervendo por alguns instantes. Em seguida, remova as batatas e coloque-as em água fria (ou até com pedras de gelo) para cortar o cozimento. Depois, é só secar bem e fritar.

Getty Images
Imagem: Getty Images

Na hora do forno
Vai assar um bolo? Vai fazer uma carne assada? Lembre-se sempre de preaquecer o forno. A não ser que a receita peça, ligue o forno por cinco a dez minutos antes de começar a preparar a receita, para que dê tempo do forno chegar à temperatura ideal.

E, no caso dos bolos, não dê moleza: ao colocar o doce no forno, não fique abrindo a porta do eletrodoméstico a cada cinco minutos para ver se já está assado. Isso só faz com que o calor vá embora, o que pode causar aquele achatamento da massa.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Receitas

Topo