Receitas

Milho de todo jeito: conheça cuidados e preparos deste ingrediente versátil

Anna Fagundes

Do UOL, em São Paulo

08/06/2015 16h18

Na forma de pamonha, polenta ou bolo, ou ainda cozido na espiga e servido com manteiga, não adianta negar: o milho está com tudo. E com a chegada das Festas Juninas, o ingrediente parece onipresente no menu –afinal, não se admite arraial sem canjica, pipoca ou curau. 

O milho é um dos alimentos mais consumidos no planeta e parte integral da cultura de vários países nas Américas, seu local de origem. E para quem está acostumado só com milho com grãos amarelos, acredite: a planta vem em uma infinidade de cores, desde o milho branco (utilizado para fazer canjica) até tons de verde, vermelho ou até roxo –a matéria-prima da Chicha Morada, bebida tradicional peruana.

E embora seja mais simples apelar para uma lata de milho em conserva, vale a pena descobrir como comprar e preparar o ingrediente na espiga –o sabor é incomparável. Veja a seguir algumas dicas para comprar, preparar e conservar o produto em casa e aproveitar a safra do milho com muito sabor.

Tudo sobre Milho Verde

  • Imagem: Getty Images
    Getty Images
    Imagem: Getty Images

    Como comprar

    Cheque sempre o estado da espiga: ela deve ter folhas flexíveis e bem verdes, com cabelo marrom-escuro. Caso já tenha sido debulhada, veja se a parte de baixo da espiga está macia -isso indica que ela está boa para consumo. Pressione os grãos: eles devem soltar um líquido branco quando apertados. Evite espigas com palha seca ou amarelada, ou ainda muito leves ?sinal de que estão faltando grãos.

  • Imagem: Getty Images
    Getty Images
    Imagem: Getty Images

    Como conservar

    As espigas podem ser guardadas na geladeira, protegidas em saco plástico e papel, por até uma semana. Os grãos também podem ser congelados, desde que previamente cozidos: eles duram até três meses. Em temperatura ambiente, sem cuidado, ele perde rapidamente o sabor e ganha um cheiro azedo. Não use se perceber que os grãos estiverem duros ou com aparência envelhecida.

  • Imagem: Getty Images
    Getty Images
    Imagem: Getty Images

    Cozinhando a espiga

    Para preparar espigas de milho em casa, é preciso primeiro limpar bem o ingrediente, removendo toda a palha e os cabelos. Esfregue a espiga em água corrente e coloque em uma panela com água o suficiente para cobrir as espigas e sal. Estará pronto quando os grãos estiverem tenros.

  • Imagem: Getty Images
    Getty Images
    Imagem: Getty Images

    Em latas

    O milho em conserva é uma maneira rápida de consumir o ingrediente sem precisar limpar ou debulhar espigas. No entanto, fique atento: é preferível comprar o produto embalado a vácuo ou ainda congelado. O milho em lata perde muito amido quando processado.

  • Imagem: Getty Images
    Getty Images
    Imagem: Getty Images

    Combina com o quê?

    O acompanhamento automático para milho, para muita gente, é manteiga. Mas o ingrediente também faz um bom par com canela e açúcar, manjericão, noz-moscada, tomilho, orégano e alho. Aposte em manteigas temperadas na hora de servir as espigas cozidas para um toque diferente.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Receitas

Topo