Receitas

O amor está na mesa: chefs revelam suas refeições mais românticas

Fernanda Meneguetti

Do UOL, em São Paulo

11/06/2015 18h09

Sexta e sábado à noite, almoço de domingo, feriado prolongado... E também no Dia dos Namorados, não tem jeito: chef de cozinha e de bar não tem escolha – a não ser trabalhar dobrado. Mas nem por isso os profissionais perdem o romantismo. Podem até não botar a mão na massa para preparar um prato ou um coquetel, mas, ainda assim, sempre conseguem ter uma noite romântica na data.

E quais as refeições inesquecíveis que eles á fizeram - ou receberam? A melhor história do chef Rodrigo Oliveira, do Mocotó e Esquina Mocotó, envolve o aniversário da esposa, Lígia. "A que mais me marcou foi no Marcel. Rafael [Despirite, chef do restaurante] nos recebeu com uma seleção incrível de suflês. Ao final, a Ligia pensou que estivesse comendo uma sobremesa, mas na verdade era uma caixinha e dentro a chave de um carro novo – o seu primeiro, vermelho, como ela queria”, conta.

Arquivo pessoal
O chef Pier Paolo Picchi e a esposa: fondue à luz do luar para "apreciar o tempo juntos" Imagem: Arquivo pessoal

O “sabor especial” citado por Rodrigo é compartilhado pelo colega Pier Paolo Picchi, do Picchi. Casado há 11 anos com Jana Zitemann, ele ainda encontra maneiras de surpreendê-la: “Uma vez, numa noitede inverno, fiz um fondue de frutos do mar no jardim da nossa casa. A lua estava cheia, foi bem bonito! Não tinha motivo especial para aquele momento, apenas o criei para apreciarmos o tempo juntos”.

Fora do comum
Há cerca de três anos, Henrique Fogaça, chef do Sal e jurado do programa "MasterChef" (Band) foi convidado para um evento do Dinner in the Sky no Jockey Club de São Paulo. E levou a esposa, Fernanda Corvo. “Foi um dos jantares mais marcantes que tivemos. Envolvia aquela coisa da adrenalina porque a gente estava preso apenas por um cinto e um guindaste que nos segurava a 50 metros de altura. Foi um jantar com mais casais, mas foi especial”, conta ele.

Também não foi exatamente a dois a refeição mais romântica do chef Paulo Yoller, do Meats, que levou a esposa, Vânia, e os pais de ambos ao Fasano.  “Moramos juntos há dois anos. Queria oficializar isso, mas como não sou muito formal, não teve pedido de casamento –coloquei a aliança no dedo dela  e disse 'estamos casados'. Fizemos um pequeno menu, com polenta e fonduta (molho de queijo) de entrada, ravióli de abóbora, brasato (carne braseada) com batatas e, por fim, o melhor tiramisù da cidade. Mesmo não sendo a dois, foi o jantar mais romântico da minha vida”.

E o primeiro jantar romântico de Ivan Achcar, chef do Alma Cozinha e jurado do “Cozinheiros em Ação” (GNT), foi quase um ménage à trois: “A Vanessa estudava Medicina no interior. Um dia combinei com uma colega dela de deixar a porta aberta. Levei de São Paulo cordeiro, filé mignon, salmão e preparei um jantar com entrada, prato e sobremesa. Quando ela chegou, eu estava lá de surpresa. Podia ter sido até mais romântico se a amiga dela não tivesse voltado para casa e se juntado à mesa com a gente”.

Roteiros charmosos
Cozinheiros, restaurateurs e bartenders também recorrem a uma estratégia quase infalível na hora de declarar o amor: viajar. Juscelino Pereira, do Piselli, é apaixonado pela Itália e na primeira vez que levou a esposa, Renata Russo, diz ter tido um momento visionário no Il Tempio del Gusto, em Spoleto, na região da Úmbria: “Era um cenário perfeito, uma comida perfeita, e com a companhia mais do que perfeita. Comemos carpaccio de polvo e camarão, tartare di chianina, que é um steak tartar bem típico, com tartufo branco, e tive certeza que a Renata seria mais que minha namorada: que era com ela que queria estar em todas as outras viagens”.

Marcelo Serrano, chef de bar da Brasserie des Arts e do Satay, diz ter se emocionado em seu quarto aniversário de casamento: “Eu e Gabriela chegamos a Grécia e fomos direto almoçar. Acabamos sentando em um lugar com vista para a Acrópole, pedimos frutos do mar e vinho branco. Apareceram umas crianças tocando sanfona, parecia um sonho”. 

Trapalhadas do amor
Mas nem toda viagem sai como o planejado. Em 2012, a chef Lydia Gonzalez, do carioca Bar D’Hôtel, fez um tour pela Europa para conhecer novos sabores. Na companhia do recém-namorado, foi a vários restaurantes, incluindo o estrelado Allegro, em Praga, na República Tcheca. “Ele comeu tudo, juro! Tempos depois, com mais intimidade e uma pitada de coragem, ele revelou que não havia gostado de nada. Foi uma surpresa e, para mim, que não sou nada romântica, foi uma prova de amor”, diverte-se.

E trapalhadas podem render boas histórias e bons jantares também. Ana Luiza Trajano, do Brasil a Gosto, é rainha delas. “Você sabe que cozinheiro não tem Dia do Namorados, né? Uma vez estava em Paris com o Yann [Corderon, chef do L’Amitié e ex-marido] em fevereiro, que é Dia dos Namorados por lá. Quando descemos para jantar no hotel, havia apenas um menu temático e acabamos pedindo. Estava ótimo, mas parecia errado a gente estar comendo numa data daquela e não cozinhando, sabe?”.

Divulgação
A chef Ana Luiza Trajano: jantar romântico frustrado após esquecer os ingredientes Imagem: Divulgação

Mais recentemente, a chef estava produzindo fotos para seu novo livro e acabou com uma porção extra de vôngoli, não hesitou e ligou para o namorado, o músico Elie Werdo: “Eu disse 'amor, hoje vou fazer um prato que você ama, macarrão ao vôngoli'. O problema é que esqueci os mariscos na cozinha do restaurante. Quando vi não dava tempo de voltar e acabei cozinhando... milho!”.

Não é preciso muita imaginação para adivinhar a frustração do moço. Dias depois, para reverter a situação, Ana Luiza conseguiu vôngoles com a colega Bella Masano, do Amadeus, e o surpreendeu com uma massa caseira caprichadíssima.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Receitas

Topo