Receitas

Injustiçado, amendoim faz bonito no mundo todo e brilha em pratos juninos

Anna Fagundes

Do UOL, em São Paulo

15/06/2015 16h26

Ele tem uma fama um tanto injustiçada, mas está presente nos pratos de várias culturas mundo afora. Trata-se do amendoim, muito lembrado na época das Festas Juninas como base para doces como paçoca e pé de moleque, entre outras delícias.

De origem sul-americana, o ingrediente ganhou o mundo: na África, é servido em cozidos e sopas em países como Gana, Moçambique e Senegal, enquanto é parte de pratos asiáticos como o pad thai tailandês e o frango xadrez dos chineses. Para os israelenses, o "kabukim", amendoim coberto em cobertura crocante, é um lanche de rua muito popular.

Nos Estados Unidos, o amendoim é bastante consumido na forma de pasta. Elvis Presley, reza a lenda, era fã de um sanduíche composto de manteiga de amendoim, bacon e banana em rodelas. Já as crianças norte-americanas adoram o chamado "PB&J", sanduíche de manteiga de amendoim com geleia de uva no pão de forma branco.

Seja de que jeito for, vale prestar atenção na hora de comprar e de preparar amendoim sem errar. Confira abaixo algumas dicas para arrasar com o ingrediente não só durante as Festas Juninas, mas no resto do ano.

Dicas sobre Amendoim

  • Imagem: Getty Imagem
    Getty Imagem
    Imagem: Getty Imagem

    Como comprar

    Amendoins podem ser comprados com a casca ou já pronto para servir. Cheque sempre se o ingrediente tem pele brilhante e se não tem cheiro ou aparência de mofado. Se comprar o produto com casca, verifique se elas não tem buracos ou manchas escuras.

  • Imagem: Raquel Cunha/Folhapress
    Raquel Cunha/Folhapress
    Imagem: Raquel Cunha/Folhapress

    Como guardar

    Amendoim é um ingrediente que não tolera umidade. Portanto, conserve em recipientes secos e hermeticamente fechados, direto na geladeira.

  • Imagem: Ewerton Alves/Neomarc/Divulgação
    Ewerton Alves/Neomarc/Divulgação
    Imagem: Ewerton Alves/Neomarc/Divulgação

    Torrando

    Amendoim torrado é a base para muitos pratos. Para preparar em casa, uma sugestão é preaquecer forno a 200ºC e espalhar os amendoins em uma travessa grande (o importante é que forme uma camada uniforme). Leve ao forno e fique de olho para que eles não queimem. O ingrediente está pronto quando estiver dourado e sua pele estiver rachando.

  • Imagem: Getty Images
    Getty Images
    Imagem: Getty Images

    Combinações

    Uma das vantagens do amendoim é que ele vai bem tanto com pratos doces quanto salgados. Moído ou inteiro, ele acompanha bem frango, peixes e frutos do mar. Também é boa combinação com ingredientes como chocolate e banana, entre outros.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Receitas

Topo