Receitas

Muito além do estrogonofe: tudo o que você precisa saber sobre cogumelos

Joana Santana

Do UOL, em São Paulo

08/07/2015 08h37

A prova eliminatória do episódio desta terça-feira, 7 de julho, encurtou o jogo para um candidato ao título de "MasterChef". Apesar de fazer cogumelo recheado com cogumelo e regado com molho de cogumelo, o paranaense Murilo de Oliveira falhou em destacar o sabor do fungo.

Funghi, champignon, cogumelo, parecem ingredientes diferentes, mas são a mesma coisa em diversas línguas. A confusão não é para menos, já que são cerca de 30 espécies de fungos cultivados só para a culinária. Para você não se atrapalhar, UOL Comidas e Bebidas reuniu dicas sobre os cinco tipos mais populares nas mesas brasileiras. 
 

Tipos mais comuns de cogumelos

  • Imagem: Getty Images
    Getty Images
    Imagem: Getty Images

    Champignon

    Mais facilmente encontrado na versão em conserva, o champignon é o fungo comestível mais popular no país. Conhecido ainda como cogumelo de Paris, ele também é vendido in natura. Carnudo e com talo curto, tem sabor delicado e textura suave, que vai bem com tudo, da salada ao prato principal.

  • Imagem: Getty Images
    Getty Images
    Imagem: Getty Images

    Funghi

    É a palavra italiana para fungo, o reino ao qual pertence o cogumelo. Funghi Secchi é a designação que costumamos dar à sua variante desidratada, como é mais comum nos cardápios nacionais, geralmente do tipo Porcini. De aroma e sabor mais intensos, deve ser reidratado antes de figurar em molhos, sopas e risotos.

  • Imagem: Getty Images
    Getty Images
    Imagem: Getty Images

    Shiitake

    Segundo cogumelo mais consumido no país, deve sua popularidade em grande parte ao sucesso da culinária japonesa no Brasil. Encontrado fresco na seção refrigerada de grandes supermercados, o shiitake vai bem refogado, grelhado e assado. Além dos inúmeros benefícios comprovados à saúde, tem fama de ser afrodisíaco.

  • Imagem: Getty Images
    Getty Images
    Imagem: Getty Images

    Shimeji

    Assim como o shiitake, o shimeji se popularizou junto com a gastronomia oriental. Vendidos em bandejinha na versão fresca, são aqueles cogumelos mais miudinhos que vêm em penca, todos grudadinhos uns aos outros. É pouquíssimo calórico e fica uma delícia refogado, grelhado e cozido no vapor.

  • Imagem: Getty Images
    Getty Images
    Imagem: Getty Images

    Portobello

    Pertence à mesma espécie que o cogumelo de Paris, mas tem o chapéu marrom e é uma versão mais madura e bem maior. Além do tamanho, sua textura mais firme permite que ele seja recheado e assado, ou grelhado, substituindo um hambúrguer ou filé, pratos em que o Portobello é muito apreciado.

 

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

Mais Receitas

Topo