Topo

Café vira tinta para impressoras em projeto norte-americano

Impressora utiliza café como tinta em projeto de professor norte-americano - Ted Kinsman/cias.rit.edu/faculty-staff/256/
Impressora utiliza café como tinta em projeto de professor norte-americano Imagem: Ted Kinsman/cias.rit.edu/faculty-staff/256/

Do UOL, em São Paulo

09/03/2016 12h20

Acabou a tinta da impressora? Acredite: tem gente utilizando café para isso - tudo em nome da arte e da reciclagem de materiais. 

O professor Ted Kinsman, do Rochester Institute of Technology, em Nova York, demora uma hora para imprimir uma imagem com uma técnica que pinga gotas de café em uma tela. As variações de tom da "tinta" são controladas pelo tamanho das gotas.

O professor também testou vinho tinto para criar suas imagens, desenhadas a uma velocidade de quatro mil pingos por hora e que demoram um dia inteiro para secar. 

"Já que eu sempre tenho café sobrando, pensei que seria algo legal para brincar", ele contou ao site PetaPixel. "A maioria das pessoas têm uma relação legal com a bebida e isso pode causar curiosidade para saber o que esta máquina pode fazer".