Topo

Brasil tem quatro restaurantes em ranking dos 100 melhores do mundo

Divulgação/Netflix
Imagem: Divulgação/Netflix

Do UOL

06/04/2017 13h42

Quatro restaurantes brasileiros ficaram entre os 100 melhores do mundo no ranking The World’s 50 Best, divulgado ontem pela revista Restaurant. A melhor colocação nacional foi a do restaurante paulistano D.O.M., do chef Alex Atala, que aparece na 16ª posição (ficou em 11º em 2016) e é atualmente o terceiro melhor estabelecimento da América do Sul.

Dois restaurantes cariocas aparecem entre os 100 primeiros: Lasai, do chef Rafael Costa e Silva, na 76ª posição, e o Olympe, do chef Claude Troisgros, que ficou em 100º. O restaurante Maní, de São Paulo, da chef Helena Rizzo, ficou em 81º.

Na lugar mais alto da lista está o Eleven Madison Park, que fica em Nova York e é comandado pelo chef Daniel Humm. O local foi eleito o melhor do mundo em 2017, depois de ter ficado na terceira colocação no ano passado. 

Já o chef italiano Massimo Bottura, do restaurante Osteria Francescana, ficou na segunda posição após ter levado a melhor em 2016.

A classificação no ranking é definida com os votos de líderes da comunidade gastronômica, como chefs, críticos e especialistas de todo o mundo.

Veja a lista dos 10 primeiros:

1 - Eleven Madison Park (Nova York, EUA)
2 - Osteria Francescana (Modena, Itália)
3 - El Celler de Can Roca (Girona, Espanha)
4 - Mirazur (Menton, França)
5 - Central (Lima, Peru)
6 - Asador Etxebarri (Busturia, Espanha)
7 - Gaggan (Bangkok, Tailândia)
8 - Maido (Lima, Peru)
9 - Mugaritz (San Sebastián, Espanha)
10 - Steirereck (Viena, Áustria)