Topo

Vinhos para a Páscoa: veja os tipos que mais combinam com o cardápio

Getty Images
Imagem: Getty Images

Anna Fagundes

Do UOL

13/04/2017 04h00

Ocasiões especiais pedem bebidas à altura - não poderia ser diferente com a Páscoa. O feriado é conhecido, entre outras coisas, por seu menu mais ou menos fechado -- é esperado que peixe, de alguma forma, apareça na refeição e chocolate é uma certeza incontornável no fim da refeição.

O caso é que estes são dois tipos de alimento que costumam ser um pouco complicados para harmonizar com vinhos. No caso do chocolate, é justamente seu sabor que acaba dificultando a união com alguns tipos de bebida. "Ele fecha as papilas gustativas e, por isso, é difícil sentir outro sabor que não o dele," explica a chef Luiza Hoffmann, do canal Food Network. "A combinação muito apreciada de chocolate com morango acontece justamente porque a fruta possui frescor e equilibra o sabor forte do ingrediente."

Para combinar com o doce, vinhos fortificados ou de sobremesa são boas sugestões. Para Gilmar Fernandes, sommelier do grupo de restaurantes Rubaiyat, o casamento perfeito é com vinho do Porto ou ainda com o espanhol Reserva tinto, envelhecido em tonéis de carvalho por três anos. Para sobremesas à base de chocolate, como bolos e suflês, a sugestão do sommelier é apostar em rótulos franceses, como um Rhône tinto.

Tinto combina com peixe, sim

Uma das regrinhas mais conhecidas de harmonizações é que pratos à base de peixe são servidos com vinhos brancos. Gilmar explica que isso não é necessariamente o caso. "Há dez anos, as pessoas se preocupavam muito com esses aspectos da harmonização, mas hoje em dia você pode e deve tomar o que você gosta. Dá para abandonar o protocolo que diz que vinho branco é só para peixes", diz.

O bacalhau, peixe símbolo da Páscoa, é um tipo de ingrediente que combina tanto com rótulos tintos quanto com brancos. "Os portugueses mesmo harmonizam o bacalhau com vinho tinto", conta o sommelier, que sugere justamente rótulos da Península Ibérica, como rótulos do Douro e do Alentejo, para combinar com os pratos à base do peixe.

Luiza Hoffmann, por sua vez, sugere vinhos à base de uvas Pinot Grigio para um bom bacalhau assado. "Um vinho rosé, mais seco, também cai super bem", diz. Os rosés também são boa sugestão para complementar o sabor de pratos com camarão.

Já em pratos com fruto do mar, Gilmar recomenda mesmo vinhos brancos, por conta da delicadeza do sabor dos ingredientes. "Um rótulo fresco, com mais acidez, seria o ideal", diz. As sugestões do sommelier são rótulos de Sauvignon Blanc do Chile e da Nova Zelândia. Quem quiser investir em tintos pode apostar em vinhos à base de uvas Pinot Noir, tanto da região francesa da Borgonha quanto da região chilena do Aconcágua, "que são mais frescos e não tão encorpados".

É domingo de Páscoa, mas para algumas pessoas domingo equivale a churrasco, não importa a época do ano. Para o grupo que não abre mão da carne na grelha mesmo no feriado, a primeira sugestão de Gilmar é escolher um vinho argentino Malbec ou um Tannat uruguaio, ou ainda um vinho português do Douro para acompanhar a refeição.