Topo

Antes de cozinhar, pergunte, diz consultora sobre climão no "Mais Você"

Taís Araújo se recusa a comer nhoque de abóbora feito por Ana Maria Braga no "Mais Você" - Reprodução/Globo
Taís Araújo se recusa a comer nhoque de abóbora feito por Ana Maria Braga no "Mais Você" Imagem: Reprodução/Globo

Juliana Simon

Do UOL

16/05/2017 09h51

Nesta segunda-feira (15), o Brasil crispou com uma saia justa daquelas. Taís Araújo rejeitou - em rede nacional e ao vivo - o prato de nhoque de abóbora de Ana Maria Braga. A discussão movimentou as redes sociais e mostrou que uma situação chata como essa é mais comum do que pensávamos.

A saída da atriz para o problema não foi das mais hábeis, nem a postura de Ana Maria foi a mais recomendada. Pelo menos segundo as regras de etiqueta. Para consultora Ligia Marques, a apresentadora cometeu um erro primário ao não respeitar o gosto da convidada e Taís poderia ter sido menos enfática na rejeição.

Se você adora receber os amigos ou não perde a boquinha na casa de conhecidos, Ligia dá boas dicas para nenhum lado passar vergonha ou sair ofendido:

Antes de cozinhar, pergunte

Em primeiro lugar cabe a quem recebe um convidado se certificar de que ele come determinado prato para que não haja chance de acontecer essa saia justa.

Se errar, improvise

Se a pessoa não comer determinada comida, deve tentar "mexer" no restante, comendo os acompanhamentos, por exemplo. Dar aquela "disfarçada" básica"!

Se não der para consertar, antecipe

Ter alguma alternativa bem básica na manga também ajuda, agrada e evita climão.

Se não quiser comer, fale (com jeitinho)

No caso de não dar para disfarçar mesmo, o convidado vai ter que falar que não vai comer, mas isso sempre da forma mais delicada possível, algo como "Puxa! Esse prato parece feito com tanto carinho e deve estar muito gostoso, mas infelizmente sou impedida de prová-lo por questões médicas. Por favor, não leve isso como uma desfeita" ou outra desculpa do tipo.