Topo

Chef evitou gafe como a de Ana Maria e Taís no programa de Angélica

Denise de Almeida

Do UOL, em São Paulo

16/05/2017 16h51

Chef do restaurante de culinária nordestina mais popular em São Paulo, Rodrigo Oliveira conta que já se viu obrigado a ter jogo de cintura ao cozinhar para Tatá Werneck na TV, porque, na hora, descobriu que a atriz é vegetariana. 

Rodrigo Oliveira, do restaurante Mocotó - Rodrigo Capote/Folhapress - Rodrigo Capote/Folhapress
Rodrigo Oliveira, do restaurante Mocotó
Imagem: Rodrigo Capote/Folhapress

Em entrevista ao UOL, o proprietário do Mocotó contou que, quando foi convidado para cozinhar no programa "Estrelas", teve que improvisar para não acontecer uma saia justa como a que Ana Maria Braga enfrentou com Taís Araújo nesta semana no "Mais Você". A entrada criada por Rodrigo, aliás, era uma salada com abóbora, ingrediente que Tais recusou no programa de Ana Maria. Mas o problema, no caso com Tatá, foi o prato principal que ele tinha planejado preparar: uma peixada. 

"Era esperado que a Tatá comesse o prato durante a gravação, então não teria como disfarçar", conta Rodrigo.

"Pensei: caramba, quer saber? Aproveitei os ingredientes da peixada, juntei com os de uma salada que ia preparar e acabei fazendo especialmente para ela uma moqueca vegetariana com caju e palmito, como se estivesse tudo planejado". 

Rodrigo conta que o prato improvisado fez o maior sucesso. "De verdade, ficou até melhor que a peixada. E ela ficou super feliz, foi demais", relembra.

Se você vai receber convidados na sua casa e tem medo que algo parecido aconteça, o chef aconselha: "A primeira dica é relaxar, levar na esportiva e lembrar que quando a gente está recebendo um convidado nossa intenção maior é fazê-lo feliz. Então é preciso, dentro das possibilidades que você tiver para oferecer, tentar fazer algo que o agrade. Mas também tentar fazer uma experiência nova com um produto que, por ventura, o convidado não goste. Na maioria das vezes as pessoas deixam de comer alguma coisa por terem tido uma má experiência. Então, com jeitinho, veja se ela não quer provar, dar mais uma chance. Quem sabe você não dá um presente maior para essa pessoa, que é vencer um tabu?".

Avisar o que vai servir antes pode ser uma saída

À frente de sete restaurantes e do programa Hell's Kitchen, Danielle Dahoui diz que mulheres precisam ter atitude para conquistar seu espaço na cozinha - Lufe Gomes/Divulgação - Lufe Gomes/Divulgação
Danielle Dahoui, apresentadora do Hell's Kitchen, do SBT
Imagem: Lufe Gomes/Divulgação

Danielle Dahoui, apresentadora do programa "Hell's Kitchen", do SBT, e chef do Ruella, conta que a mãe dela também teve que lidar com o improviso quando uma convidada vegetariana chegou desavisada para uma feijoada da família.

“Esse tipo de erro eu aprendi a contornar na infância, com a minha mãe Stella. Ela é uma festeira e anfitriã de primeira! Na minha casa, todos os sábados tinha feijoada e um amigo trouxe uma namorada nova, sem avisar que era vegetariana. Minha mãe sorriu, entrou na cozinha e saiu de lá com legumes salteados, ovo pochê, couve e laranja. Ao lado, um mini bowl de molho de pimenta da nossa horta no prato e uma flor do nosso jardim. A moça ficou toda feliz e virou amiga da família".

Para evitar que uma situação do tipo se repita, ela conta que nunca convida ninguém para comer sem pesquisar antes as preferências da pessoa. "Geralmente, já coloco no convite o que vou servir. Como fiz semana retrasada, no aniversário da minha filha Noáh, de 12 anos. Fiz um almoço no dia e avisei que serviria cordeiro. As vegetarianas gritaram na hora! Então, para elas, fiz também uma massa sem glúten ao pesto com mini legumes. Pronto! Todos ficaram felizes”, relembra.