Topo

Bolo pode dar errado até no "MasterChef", mas o seu vai ficar perfeito

iStock
Imagem: iStock

Do UOL

12/07/2017 08h58

Como tudo na cozinha, fazer bolo tem suas manhas. O doce ocupa espaço tão grande no coração dos glutões de plantão que foi escolhido como a receita para o episódio 100 do "MasterChef Brasil" e causou a eliminação de Fabrizio, que entregou o quitute seco e gorduroso.

Respeite medidas (todas elas)

Xícaras, copos, colheres, temperatura, tempo de cocção...elas existem por um motivo, sabe? Seguir a receita é uma dica que parece óbvia, mas nunca deve ser esquecida.

Segura essa ansiedade

Abrir o forno antes do tempo mínimo de cozimento prescrito na receita é um erro comum e faz com que o ar quente do forno se disperse, e que a massa murche.

Sabe o truque de espetar? Esquece

Dar aquela espetadinha para saber de o bolo está pronto é a morte. Isso faz com que o gás de dentro da massa saia e bolo afunde. O teste recomendado é com a ponta dos dedos: pressione levemente a massa e veja se ela volta à forma original. Se ele não estiver assado ainda, ele afunda e as marcas dos dedos ficam.

Na hora de bater, se controle

Misturar os ingredientes de qualquer jeito condena qualquer bolo ao fracasso. Tanto nos bolos cremosos, quanto nos mais fofinhos (como o pão de ló), bater eternamente estraga a massa. No caso das receitas aeradas, delicadeza e movimentos circulares debaixo para cima garantem o sucesso. Já para os cremosos, a manteiga gelada é a grande vilã: sempre use o ingrediente em temperatura ambiente. Outra dica para esse tipo de bolo é adicionar os ovos um a um na mistura de manteiga e açúcar e intercalar os ingredientes secos (como farinha e fermento) aos ingredientes líquidos (como leite ou sucos) na hora de fazer a massa.

Especialistas consultados: Samara Trevisan, professora do curso de Tecnologia em Gastronomia do Centro Universitário Senac-SP e Derileusa Rosa, do curso de Gastronomia do Senac Aclimação