Topo

Arroz não é só branco ou integral; acabe com a monotonia com dicas simples

Getty Images
Imagem: Getty Images

Do UOL

18/07/2017 04h00

Se você varia o arroz só entre branco e integral, está na hora de dar uma mudada. Temos dicas ótimas para isso. Por exemplo, o arroz de grão longo cozinha bem e, preparado corretamente, fica bem solto. Já o arroz de grão médio ou de grão curto tende a empapar --por isso, é usado em risotos e doces. Veja abaixo algumas das sugestões à venda nos supermercados e dê um tapa no arroz de festa de sempre.

Arroz Branco - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Arroz branco ou integral?

Quando você pensa em arroz, provavelmente é ele quem vem à mente: algo branco e de grãos compridos. O chamado arroz branco, que também atende como arroz polido, é apenas o grão que foi processado, perdendo a camada externa (e, com isso, deixando alguns de seus nutrientes de lado). O tipo agulha ou agulinha é o mais consumido no país.

Nessa categoria de arroz, encontra-se ainda o tipo parboilizado --que passa por um pré-cozimento industrial, dentro da casca. Isso ajuda a preservar alguns dos nutrientes do grão e também o deixa mais solto depois de cozido.

arroz integral é do mesmo tipo que o arroz polido. A única diferença é que a camada externa do ingrediente foi mantida, dando a ele sua cor amarelada e sabor mais intenso. É possível substituir o arroz branco pelo integral em praticamente todos os preparos. Só é preciso aumentar a quantidade de água. Em geral, o dobro do usado para cozinhar arroz branco. E, como você já deve saber, é mais saudável.

Arroz arbóreo  - Thinkstock - Thinkstock
Imagem: Thinkstock

Arroz arbóreo

O arbóreo é o tipo de arroz mais indicado para o preparo de risotos. De origem italiana, tem grãos bem mais curtos e redondos. Muito rico em amido e com grande capacidade de absorção de líquidos, ele cozinha depressa, mas mantém seu formato. Outro tipo de arroz muito utilizado para o preparo de risoto é o carnaroli, menor e de cozimento mais lento do que o arbóreo.

Arroz cateto - Thinkstock - Thinkstock
Imagem: Thinkstock

Arroz cateto

De grão curto e translúcido, o arroz cateto adquire cremosidade, brilho e maciez sem ficar viscoso durante seu cozimento. É dentro desta categoria que se encontram os arroz utilizados na culinária oriental. Ele pode ser encontrado no mercado tanto na versão polida quanto na versão integral.

Arroz preto, getty - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Arroz preto e vermelho

Eles tem grãos curtos, textura macia, sabor que lembra nozes e cor bem chamativa. O arroz preto é de origem chinesa e era considerado um ingrediente nobre, parte apenas do menu dos imperadores. No Brasil, caiu nas graças de chefs premiados como Alex Atala por causa de seu sabor único. Combina bem com peixes e frutos do mar. Seu preparo, em geral, é de uma xícara de grãos para três de água.

Já o arroz vermelho tem muitos fãs no Nordeste brasileiro e combina com ingredientes como carne-de-sol, pato, queijo de coalho. Para cozinhar, usam-se duas xícaras e meia de água para cada xícara de arroz.

Arroz basmati, getty - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Arroz basmati

Da turma do grão longo, o basmati --ou arroz indiano-- começa a ganhar alguma fama no Brasil. Com perfume adocidado muito característico, seus grãos se alongam e se separam quando cozidos, mas não chegam a ficar empapados. Há quem prepare substituindo a água em todo ou em parte por leite de coco, para deixar ainda mais saboroso e perfumado.

Fontes: "Tudo e Mais Um Pouco", Mark Bittman (ed. Leya); "Dicas Para Cozinhar Bem", Harold McGee (ed.Zahar) Cozinha Experimental Camil; Arroz Ruzene.