Topo

Três harmonizações para "atacar de cervejeiro gourmet" sem assustar

Getty Images
Imagem: Getty Images

Juliana Simon*

Do UOL

04/08/2017 04h00

Dá para comemorar o Dia Internacional da Cerveja sem sair de casa, aproveitar o melhor da bebida e ainda matar a fome. Se você não é um às no mundo cervejeiro ou quer apresentar estilos diferentes para amigos e família, harmonizações certeiras com comida podem conquistar todo mundo pelo estômago (e pelo copo).

Veja algumas sugestões de combinações sem grandes aventuras, mas com muito sabor.

Salada e witbier

Cerveja com salada? Acredite, não tem nada de absurdo. Se a ideia é criar um terceiro sabor (como requer a harmonização perfeita), comida e bebida não devem “brigar”. Alface, tomate, rúcula, com um molho de limão, por exemplo, podem ficar verdadeiramente saborosos com o complemento de uma cerveja de trigo leve, de amargor extremamente reduzido, mas com toques cítricos evidentes.

Hambúrguer e APA

Sim, você leu APA (American Pale Ale). Apesar de o grande hit ser a harmonização com as famosas IPAs (India Pale Ale), a irmã um pouco menos lupulada pode ser uma ótima pedida para quem procura mais equilíbrio entre os sabores. O amargor mais reduzido dá vez à carne e ao pão, além de deixar que complementos mais intensos, como mostarda e cebola, não fiquem com força excessiva.

Cheesecake e fruit beer

Não deixa passar a sobremesa, mas também não está afim de cervejas superpotentes? Com menos álcool e amargor, as fruit beers são marcantes sem serem extremas, pois os exemplares mais tradicionais, de origem belga (facilmente encontrados em mercados e empórios), apresentam uma saborosa acidez de frutas como morango, cereja e framboesa. Combinada ao sabor amanteigado da massa e da base e ao dulçor da calda, a cerveja equilibra sabores e deixa tudo ainda mais gostoso. Pode apostar.
 

*Juliana Simon é repórter de UOL Estilo, sommelière, mestre em estilos e especialista em harmonizações com cerveja formada pelo Instituto da Cerveja Brasil