Topo

É batata! Descubra o tipo certo para fritar, assar, cozinhar e fazer purê

Getty Images
Imagem: Getty Images

Do UOL

07/08/2017 04h00

É difícil achar alguém que não goste de batatas. Fritas, assadas com alecrim, cozidas na manteiga, transformadas em purê ou gratinadas, elas são sempre garantia de sucesso à mesa.

E não falta variedade no mercado: no mundo todo, existem 5 mil tipos de batatas registradas, 3 mil delas só na América Latina. Destas, cerca de 400 são usadas na culinária e se dividem em dois grandes grupos: as farinhentas (com mais amido e menos água e sua composição), mais recomendadas para fritar, assar ou fazer purê, e as cerosas (com menos amido e mais água), que ficam melhor cozidas ou gratinadas, já que seus pedaços ficam mais firmes ao serem manipuladas no calor.

Na hora de comprar, verifique se a casca está firme e macia, sem manchas. Rejeite as batatas esverdeadas ou que já estejam com brotos. Em casa, guarde-as em local escuro, fresco e bem ventilado -- pode ser em um saco de papel ou um saco de plástico com furos, por exemplo. Não é recomendado guardar na geladeira.

Confira abaixo os principais tipos à venda nas feiras e mercados e prepare suas receitas favoritas sem erro!

Asterix

Ela é fácil de reconhecer na feira, por conta de sua chamativa casca avermelhada. Também atende por batata rosada. Excelente para nhoques, bolinhos e purês, ela também fica boa frita.

Baraka

Vendida nas feiras às vezes ainda suja de terra, é de origem holandesa. É do tipo farinhenta e, por isso, muito recomendada para fritar. Também fica muito boa cozida.

Ágata

Procurando a batata ideal para a sopa ou para a salada de batatas? Aposte na ágata, de casca lisa, amarelada e brilhante. Representante da classe das cerosas, ela é a variação mais produzida no Brasil e a mais fácil de achar nos supermercados.

Batata bolinha

Ótima para fazer em conservas, assada ou cozida como acompanhamento, a batata bolinha nada mais é do que a versão pequena da Asterix ou da Ágata.

Batata-doce

Sim, ela é parente da batata dita inglesa. De casca rosada (mais doce e macia ao cozinhar) ou branca (mais seca), a batata-doce é multiuso: fica bem frita, assada ou cozida.