Topo

6 truques simples para deixar o bife de todo dia com sabor de prato chique

Peu Reis/Divulgação
Imagem: Peu Reis/Divulgação

Do UOL

09/08/2017 04h00

Fã de um bom filé? Dá para fazer um belo "upgrade" no bife de todo dia imitando ideias de pratos famosos do mundo. Tem para todos os tipos de cozinheiros, dos iniciantes aos que têm mais prática. Só precisa mesmo é gostar de um belo bifão. Confira abaixo algumas sugestões e aproveite!

Fleica

A receita de origem romena é para aqueles que amam muito alho: amasse três ou quatro dentes de alho com o suco de um limão e sal a gosto. Espalhe essa mistura sobre os filés e frite-os na manteiga. E é isso! Há quem prepare o prato com carne de porco (bistecas são particularmente saborosas com essa receita), mas cortes bovinos como ponta de agulha ou fraldinha também são boas opções. Como todas as receitas regionais, há variações saborosas a testar: omita o limão ou troque-o por uma colher de chá de páprica picante para temperar a carne.

Toques orientais

Está a fim de experimentar sabores diferentes? Vai de missô: a pasta de soja rende vários pratos gostosos, entre elas uma marinada para bifes que vai surpreender você. Só tome cuidado com os temperos em seguida: como o missô já é forte, maneire no sal ou você não vai conseguir comer o filé. Outras boas sugestões para marinar a carne são shoyu e molho de ostras (à venda em lojas de produtos orientais). Mas use sempre com moderação. Se precisar de inspiração, clique aqui para conferir uma receita do premiado chef Tsuyoshi Murakami, feita com picanha, missô e saquê.

Com molho Béarnaise

Para quem quer dar aquele toque francês real no seu prato e está a fim de se aventurar um pouco mais, vale a pena aprender como preparar o famoso molho Béarnaise, à base de manteiga e vinagre de vinho. O preparo demanda um pouco de treino --afinal, envolve banho-maria e muita atenção por parte do cozinheiro-- mas compensa o esforço. Clique aqui para conferir a receita.

Filé simples de bistrô 

O segredo, aqui, é abusar da manteiga, mas não para fritar os bifes: para usar após o cozimento. Coloque uma colher de chá de manteiga temperada sobre o filé após o preparo. Só isso. Mas faz uma diferença enorme. Quer fazer a sua? clique aqui para ver uma receita

Apimentado

Um clássico francês que não precisa dar medo em ninguém: steak au poivre, ou, em bom português, filé com pimenta. Na hora do preparo do famoso molho, além da seleção de pimentas (a receita tradicional pede pimenta-verde e preta em bolinhas; há quem prepare também com pimenta rosa), é usar o caldo resultante da fritura dos bifes para preparar o complemento: é isso que dá todo o sabor! Clique aqui para ver a receita do tradicional restaurante La Casserole, em São Paulo.