Topo

Do salmão ao grão-de-bico, veja oito burguers diferentes para fazer em casa

Do UOL

12/08/2017 04h00

Hambúrguer é uma delícia, fácil de preparar e de servir. E, o melhor de tudo, não precisa ser só de carne bovina. Se você quer variar o sabor e servir algo bem diferente, confira abaixo algumas receitas e sugestões para nspirar um momento "a lanchonete é aqui em casa".

Hambúrguer de salmão - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

"Burguer com Saint Peter"

A fim de um bom burger e querendo pegar um pouco mais leve? Troque a fraldinha ou a picanha moída por peixe. Na hora de escolher o ingrediente principal, vale apostar em sabores diferentes: filés de merluza, Saint Peter ou pescada (clique aqui para ver a receita) podem fazer bonito quando acompanhados de salada e maionese. O segredo é empanar bem os hambúrgueres antes de fritar, para que a carne não esfarele na hora em que for para a frigideira ou a grelha.

Um belo hambúrguer de salmão (clique aqui para ver a receita) é sempre um prato que chama a atenção, e quem quiser realmente parar o trânsito pode arriscar uma versão com atum (clique aqui para ver a receita) - um peixe que não costuma aparecer no formato de burger.

Veggie Burger - Tadeu Brunelli/Divulgação - Tadeu Brunelli/Divulgação
Imagem: Tadeu Brunelli/Divulgação

"Burguer com berinjela"

Falou em burger vegê, pensou logo em carne de soja? Calma que tem outras sugestões no menu sem carne. Berinjela, por exemplo, temperada com alho, sal e pimenta, pode render um belo sanduba (clique aqui para ver a receita). Outra opção bem saborosa é utilizar grão-de-bico como base para fazer o hambúrguer - no caso desta receita, o prato é reforçado com dois tipos de cogumelos para dar mais estrutura.

Outros ingredientes vegetarianos que também rendem um bom hambúrguer são quinoa, lentilhas e até mesmo feijão. O princípio é o mesmo da receita de hambúrguer de grão-de-bico: misture os grãos cozidos e transformados em uma pasta com ingredientes que possam dar uma "liga" para o hambúrguer, como cenouras, espinafre ou farinha de rosca.

Biondi Burger de vitela e presunto San Daniele - divulgação - divulgação
Imagem: divulgação

Para chamar a atenção

Hambúrguer é uma receita tão democrática que permite até algumas extravagâncias. Por exemplo, aquela linguiça calabresa que faz sucesso no churrasco pode, sim, virar recheio de hambúrguer - esta versão aperitivo, por exemplo, é servida com uma geleia de abacaxi com pimenta inesquecível.

Carne de cordeiro é outro ingrediente que pode, sim, virar sanduíche em grande estilo - o acompanhamento tradicional do ingrediente, a hortelã, pode ir na carne ou então ser acrescentada à maionese (clique aqui para ver a receita). Mas para quem quiser realmente fazer um burguer daqueles inesquecíveis, que tal uma combinação inusitada de vitela, presunto cru italiano e espumante? Clique aqui para conhecer a receita extravagante, mas que vale a pena ser feita