Topo

Combinação entre café e queijos vai além de lanchinho da tarde; aprenda

Divulgação
Imagem: Divulgação

Juliana Simon

Do UOL

31/08/2017 04h00

Muita gente tem como hábito tomar aquele cafezinho acompanhado de pão e queijo (tradicionalmente, queijo Minas), mas essa harmonização pode ser ainda mais ampla (e saborosa) do que se imagina.

Segundo Hellen Maluly, doutora em Ciência de Alimentos pela Unicamp e membro do Comitê Umami, a origem dessa combinação é antiga e tem até um nome nos países nórdicos: "Kaffeost". Lá, a receita mistura o café com um queijo de cabra da Finlândia ou de vaca, no norte da Suécia.

As degustações ficam mais interessantes quando queijos mais fortes, curados e mais salgados são servidos com cafés mais encorpados ou ao contrário, queijos com sabores mais leves, com cafés mais frutados.

queijos - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Os casamentos

Queijos macios, como muçarela de búfala, por exemplo, combinam com grãos de espécies arábicas, como os da região de Piraju (São Paulo) e colombianos, que mantêm a textura e criam um terceiro sabor.

Queijos com mofo branco, como brie e camembert, e cremosos, como cottage, mascarpone e ricota, também pedem esses cafés mais suaves, que não "matam" as características sensoriais nem da comida, nem da bebida. Se optar pelos colombianos, mais frutados, o “tempero” é garantido.

Já os de massa filada, como muçarela e provolone, ficam perfeitos com cafés do sul de Minas, pois têm sabor mais equilibrado. Já a muçarela, pode entrar no ponto dos cafés mais frutados, que complementam o sabor.

Os intensos queijos com mofo azul, como gorgonzola e roquefort, pedem cafés mais encorpados, como um Alta Mogiana, que amenizam a gordura do queijo e se aproveitam da maior potência sensorial para criar um terceiro sabor.

Bebida perfeita para acompanhar também os queijos de massa firme, como prato, parmesão e pecorino, que são levemente mais salgados e encontram na bebida um ponto de equilíbrio.

Semiduros, como gruyére, edam, estepe, emmenthal, maasdam, gouda e os de cabra, como o feta, ficam ainda mais gostosos acompanhados de blends de arabica e robusta, que mexem com textura, sem tirar nada do sabor.

queijos - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Como degustar?

Para uma boa degustação, o ideal é limpar a língua com um pouco de água, sentir os aromas do café e degustá-lo. Logo depois, coloque o queijo na boca, espere o gosto salgado intenso passar e sinta a boca salivar. Deguste mais um pouco de café.

"Você sentirá que os aromas do café e do queijo entrarão em harmonia e o amargor, no caso dos intensos, ficará mais tênue. Para os cafés mais frutados e doces, a sensação será a leve harmonia dos aromas. O que vale mesmo é a experimentação", diz Hellen.