Topo

Cozinha para um: 7 dicas para evitar desperdício

Getty Images
Imagem: Getty Images

Anna Fagundes

Do UOL

04/09/2017 04h00

Até quem já tem experiência na cozinha pode se atrapalhar um pouco quando começa a fazer almoço e janta para apenas uma pessoa. Para não jogar comida fora ou não acabar refém do prato pronto, veja 7 dicas preciosas para fazer refeições individuais:

Faça listas

Antes de ir ao supermercado ou à feira, coloque tudo no papel. Pare para planejar: Quantas vezes na semana você vai comer em casa? Você congela alimentos ou prefere comida fresca? Quanto você come de cada coisa? Sabendo qual é seu consumo mensal (ou semanal), fica mais fácil calcular o que você precisa levar para casa.

Planeje quando fazer as compras

Alimentos estocáveis e não perecíveis podem ser comprados mensalmente. Já itens como carnes, ovos, leite e outros ingredientes perecíveis podem ser comprados de 15 em 15 dias para quem não vai congelar., desde que o armazenamento seja feito em geladeira e da forma correta.

Cuidado com promoções

O "leve três e pague dois" pode acabar sendo uma bomba, dependendo da situação. Uma coisa é comprar três latas de tomates em pedaços -- eles duram bastante tempo na despensa. Outra é comprar um maço grande de folhas e acabar consumindo só a metade.

Use o freezer de forma inteligente

Não é preciso ser a "louca do congelado", mas o freezer é uma mão na roda para a pessoa que mora sozinha e não quer viver só de delivery. "Para congelar vale a pena comprar ingredientes de boa qualidade que estejam em oferta, como vegetais e carnes", diz Beatriz. Separe em porções pequenas -- assim, você só descongela o que for preparar na hora, já que não se deve recongelar alimentos.

Não congele frutas -- a não ser para sucos

Algumas coisas não podem ir no congelador (clique aqui para ver quais). Outras acabam perdendo algumas qualidades. "No caso de frutas, por exemplo, o congelamento permitirá a aplicação apenas em sucos, portanto vale a pena congelar o que estiver em oferta e puder ser transformado em suco", explica a docente.

Dá para congelar ovos, leite e pão

Outro problema de quem mora sozinho: pão, leite e ovos são vendidos em quantidades um tanto grande demais para uma pessoa só. Dá para congelar os ingredientes, desde que em pequenas porções. No caso dos ovos, não dá para congelar com casca e tudo (a não ser que você queira limpar a sujeira dentro do freezer). Uma vez quebrados, você pode acondicioná-los em saquinhos próprios para congelamento -- podem ser batidos inteiros ou ainda separados em claras e gemas. Dica: anote no saquinho a quantidade de ovos, de claras ou de gemas.

Pense em tudo antes de tirar o dia para cozinhar

Tem quem prepare todas as refeições da semana em um só dia, congelando em porções pequenas para serem consumidas (ou colocadas na marmita). A tática é uma boa ideia, mas demanda planejamento -- e muita paciência. Antes de ir preparando tudo, leve em consideração alguns detalhes: os pratos escolhidos congelam bem? Eles vão demandar muito tempo para descongelar? Você tem espaço o suficiente na geladeira para comportar tudo? E você vai querer comer a mesma coisa a semana toda? 

 

Fonte: Beatriz Tenuta Martins, professora da área de Nutrição no Senac Aclimação, em São Paulo