Topo

Para fazer em casa: maionese, manteiga, iogurte e muito mais

Do UOL

20/09/2017 04h00

Certamente você conhece alguém que faz uma maionese caseira excelente ou que tem a manha para preparar iogurte em casa. Eis aí uma surpresa: você também pode! Preparar coisas como geleias, ketchup, massas e até manteiga não é tão difícil, nem demanda equipamento complexo ou ingredientes caríssimos. Duvida? Confira as receitas e o vídeo abaixo!

Mais saudável e gostoso: aprenda a fazer ketchup e mostarda em casa - Leonardo Soares/UOL - Leonardo Soares/UOL
Imagem: Leonardo Soares/UOL

Ketchup e mostarda
Os condimentos mais amados dos fãs de hambúrgueres e batatas fritas não precisam vir da prateleira do supermercado: tudo o que você precisa é de uma boa panela para ferver os ingredientes e, no caso do ketchup, de uma peneira para deixar o produto final mais liso. Clique aqui para ver o preparo passo a passo.

 

Maionese caseira 2 - Leonardo Soares/UOL - Leonardo Soares/UOL
Imagem: Leonardo Soares/UOL

Maionese
Boa parte dos cozinheiros de primeira viagem encara a maionese caseira como uma receita impossível -- mas não precisa ter pânico: o molho é uma receita simples, com poucos ingredientes, mas que demanda atenção nos detalhes para não desandar na hora de misturar. Clique aqui para ver o preparo passo a passo.

 

Geleia de framboesa - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Geleia
Sobrou fruta? Ela pode muito bem virar geleia. Quase todas as frutas podem se transformar nesse tipo de conserva -- o truque está em saber como cozinhá-las e, eventualmente, o que adicionar na panela para conseguir o ponto desejado. Muitas vezes, suco de limão já resolve. Clique aqui para ver a receita passo a passo.




 

 

Iogurte caseiro - Leonardo Soares/UOL - Leonardo Soares/UOL
Imagem: Leonardo Soares/UOL

Iogurte
Não, você não precisa de uma iogurteira para fazer iogurte caseiro. Ajuda ter um termômetro culinário, mas ele não é obrigatório. Essencial mesmo é escolher leite e uma porção de iogurte natural de boa procedência para começar a produção -- e seguir as instruções. Clique aqui para ver a receita passo a passo.


Passo a Passo Picolé de Uva Rosé - Carol Gherardi/UOL - Carol Gherardi/UOL
Imagem: Carol Gherardi/UOL

Picolés
Quando o calor está de matar, sorvete é a única solução possível. E, para fazer picolés em casa, você não precisa de máquinas complexas -- além dos ingredientes, um freezer (ou congelador) e palitos de sorvete bastam. Clique aqui para aprender passo a passo a fazer picolés de uva rosé como os da foto.


 

 

 

 

Passo a Passo Massa em Casa - Leonardo Soares/UOL - Leonardo Soares/UOL
Imagem: Leonardo Soares/UOL

Massa caseira
E você já pensou em fazer macarrão em casa? Se não tem a máquina para abrir a massa, não tem problema: dá para fazer na mão e ainda assim fica divino. Clique aqui para ver o passo a passo completo.

 

Manteiga
Sim, é possível fazer manteiga em casa. E você vai precisar apenas de creme de leite fresco e um batedor de claras. Quem ensina o truque é o ex-participante do "MasterChef" Mohamad Hindi no vídeo. É só clicar para conferir.