Topo

Chope engarrafado ou enlatado é uma facilidade, mas você sabe como cuidar?

Growlers são febre, mas para o seu chope ficar sempre perfeito, é bom ter alguns cuidados - Divulgação
Growlers são febre, mas para o seu chope ficar sempre perfeito, é bom ter alguns cuidados Imagem: Divulgação

Juliana Simon

Do UOL

22/09/2017 04h00

Em tempos de febre cervejeira, growlers (garrafas retornáveis) e crowlers (chope em lata) à venda em cervejarias são soluções bem pensadas para ter a bebida fresquinha sem precisar sair de casa.

Nos últimos anos, muitos saíram das cervejarias com seus garrafões e latinhas, mas nem todo mundo sabe que limpeza, armazenamento e olho no prazo de validade são essenciais para não frustrar o happy hour caseiro.

Growlers

Limpeza: lavar com água corrente ou com água quente logo após a utilização. É recomendado limpar tanto o interior quanto o exterior do growler, bem como o anel de vedação da tampa, que deve ser retirado para limpeza e depois recolocado.

Armazenamento: sempre em locais secos, limpos e livre de odores. Guardá-lo seco, mantendo a tampa aberta para evitar o desenvolvimento de bolores e mofos. Quando cheios, o armazenamento deverá ser feito em local refrigerado, também seco, limpo, livre de odores, e especialmente, ao abrigo de luz.

Transporte: Evitar qualquer tipo de batida ou queda. Ao transportar mais de uma peça, tomar cuidado para que estejam isoladas para que uma garrafa não bata na outra. Evite a exposição, direta ou indireta, a fontes de calor. Se o growler estiver cheio de cerveja gelada e for apoiado em uma superfície quente, ele também poderá quebrar.

Prazo de validade: tomando todos os cuidados, eles costumam ter uma vida útil muito longa e a validade do produto final é indeterminada.

Quanto tempo conserva a cerveja: se for envasado sem pressão, até 10 dias. Se for envasado por contrapressão, é possível armazená-la por até um mês. Independentemente da técnica de envase, após aberto, deve-se consumir em até 48h. Mas o ideal é consumir o quanto antes.

Crowler - Divulgação - Divulgação
Crowler: chope enlatado não pode ser conservado de qualquer jeito
Imagem: Divulgação

Crowlers

Armazenamento: como qualquer produto fresco, deve ser sempre refrigerado.

Transporte: evitar chacoalhar em demasia, evitar oscilações bruscas de temperatura e, assim que possível, refrigerar.

Quanto tempo conserva a cerveja: devidamente envasado, ela dura em torno de 5 dias.

Validade: uma vez consumida a cerveja, a lata deve ser dispensada e reciclada

Vantagem: é uma das melhores formas de armazenar a cerveja para transporte, pois seu material não permite que a luminosidade passe, evitando que ela cause defeitos sensoriais na bebida.

(Foram consultados Gabi Demozzi, sommelière da Mestre-Cervejeiro.com, e Humberto Ribeiro, sommelier de cervejas, diretor e fundador do Soul Botequim)